Como trabalhar o alfabeto com massinha?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Basta separar uma bolinha de massa de cores diferentes para cada letra, e pedir para a criança modelar todas elas. Dependendo da idade do seu filho, ou aluno pode ser uma boa fazer fichas com as letras, para que ele possa consultar enquanto está modelando.

Em uma caixa de sapato, coloque letras de alfabeto móvel (feitas de plástico, madeira ou papel mesmo). Com as crianças em roda, ligue a música e peça para passarem a caixa de mão em mão. Quando a música parar, a criança pega uma letra da caixa e diz uma palavra que começa com ela.

7 dicas de como ensinar o alfabeto de forma divertida

  1. Leia livros infantis com o seu filho. O hábito de ler livros para as crianças pode ser iniciado até mesmo quando elas ainda estão na barriga da mamãe. ...
  2. Faça uso de músicas infantis para aprender brincando.

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:
Incentivar a criança a escrever o próprio nome. Pode-se colar a letras de seu nome na porta de seu quarto por exemplo, para ter uma referência visual constante; Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome.

Como o ensino lúdico funciona na prática? Brincadeiras, jogos, gincanas e outras atividades criativas podem ser mescladas ao conteúdo visto em sala de aula. Essas são alternativas que engajam os estudantes e estimulam o aprendizado, fazendo que eles consigam assimilar melhor o assunto trabalhado.

Afinal, como ensinar o alfabeto para crianças?

  1. Explorar os sons das letras. Ensinar a pronúncia correta das letras e explorar ao máximo os sons também faz parte do processo de alfabetização. ...
  2. Realizar associações. ...
  3. Usar músicas. ...
  4. Ensinar letra a letra. ...
  5. Utilizar atividades e jogos.

Uma maneira eficaz de ensinar os sons das letras do alfabeto é através de atividades fonológicas que envolvem imagens. Por exemplo, você pode apresentar às crianças um alfabeto ilustrado, em que cada letra é associada a uma imagem cujo nome começa com o som correspondente à letra.

Um dos maiores objetivos de se trabalhar o alfabeto na Educação Infantil é fazer com que as crianças reflitam sobre o sistema alfabético, conheçam as letras e sua sequência, desenvolvam a atenção, memória, oralidade e integração.

EF01LP04

A habilidade EF01LP04 consiste em: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Motor fino: a massinha de modelar ajuda a estimular as habilidades motoras finas das crianças, já que adquirem agilidade, força e destreza em seus dedos quando brincam com elas. Isso será muito importante quando chegar a hora de aprender a ler e a escrever.

A massinha permite que a criança diferencie as tonalidades das cores. Além disso, sua manipulação propicia que elas juntem, separem e montem, desmontem novamente, compreendendo a diferença de tamanhos e formas.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA DA BNCC: “TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS”. OBJETIVOS: - Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação, explorando cores, texturas, formas e volume ao criar.