É possível dobrar um papel mais de 7 vezes?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

Se você já tentou fazer esse desafio em casa, é provável que nunca tenha conseguido dobrar mais do que sete vezes. No entanto, o recorde mundial é de 12 dobras. O número até parece pouco, mas para alcançá-lo foi preciso de muita equação matemática por trás.

Dizem que um papel não pode ser dobrado mais do que sete vezes consecutivas, embora no vídeo consigam fazê-lo até 10 vezes com uma folha em formato quadrado.

“O problema é que a cada dobra a espessura duplica e a área cai pela metade. Portanto, para conseguir mais dobras precisa-se usar um papel muito fino ou extenso e, de preferência, bastante maleável”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP.

Finalmente, com 103 dobras, você agora está fora do universo observável, estimado em 92 bilhões de anos-luz de diâmetro.

partes. Observe que uma dobra resulta em 2 pedaços iguais, duas dobras em 4 pedaços iguais e três dobras resultam em 8 pedaços iguais.

Por quantas vezes é possível dobrar uma folha de papel pela metade? Se você já tentou fazer esse desafio em casa, é provável que nunca tenha conseguido dobrar mais do que sete vezes. No entanto, o recorde mundial é de 12 dobras.

O raio do universo observável é, portanto, estimado em cerca de 46,5 bilhões de anos-luz e seu diâmetro em cerca de 28,5 gigaparsecs (ou 93 bilhões de anos-luz, ou 8,8 × 1026 metros).

Para dividir em 4, 8, 16, etc. partes iguais, dividimos o papel na metade, depois na metade, etc. Para dividir em 6 partes iguais, dividimos em 3 e depois na metade.

Papel Paraná A4 230mmx320mm 1,65mm de espessura 1041 G/M 3 Folhas na Papelaria Art Nova.

Como dobrar a folha A2
O formato A2 possui 420mm x 594mm. As dobras, da direita para a esquerda, na vertical, devem ser feitas em formato sanfona, a partir da dimensão (96mm) para que a folha chegue ao formato A4. A dimensão das margens devem ser de 25mm (esquerda) a 7 mm (direita).

Ele cria mais algumas associações curiosas: Com 3 dobras, o papel tem a espessura de um prego; com 10 dobras, a largura de sua mão; com 30 dobras, o papel se estenderia por 100 km de comprimento, capaz de atingir o espaço. Com 51 dobras, ele se estenderia por 150 milhões de km, o suficiente para chegar ao Sol.

Em síntese, essa é aproximadamente a altura que os aviões comerciais voam. Mas não vamos parar por aí. Se você dobrar a folha de papel – aquela mesma do início – 40 vezes, você terá mais de 11.000 km. Isso é, mais ou menos, a medida em que os satélites permanecem em órbita.

A espessura do papel depois de dobrado 42 vezes seria então 2^42 vezes a espessura original. Se tomarmos a espessura do papel como 0,1 milímetros (um valor comum), então a espessura depois de dobrado 42 vezes seria de cerca de 439.804 quilómetros, que é maior que a distância média da Terra à Lua.

Mova o cursor e abra a aba "Layout" na guia superior. Na seção "Configuração da Página" você precisa selecionar a opção "Colunas" para abrir um menu suspenso. Com as opções facultadas você pode criar qualquer número de colunas para o seu documento.