Quem foi que inventou o Halloween?

Perguntado por: lcastro6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Origem do Halloween
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.

A palavra Halloween é uma abreviação para a frase “All Hallows' Eve” ou “All Hallows' Evening” que – em inglês – significa a véspera de todos os santos. Ou seja, o dia anterior ao Dia dos Mortos, lembrado sempre em 1º de novembro.

Havia uma crença que no dia 31 de outubro ocorria uma conexão entre o mundo espiritual e material. Por receio de que os espíritos pudessem atrapalhar as colheitas, começaram os rituais que marcam a data.

Contudo, uma das teorias mais aceitas é a de que ele descende de um festival celta chamado "Samhain", que significa “final do verão”. Essa festa começava no dia 31 de outubro e era uma homenagem ao rei dos mortos e também uma comemoração pelo sucesso da colheita daquele ano.

Halloween é uma festa muito popular nos Estados Unidos e conhecida no Brasil como Dia das Bruxas. Essa festa acontece no dia 31 de outubro e foi levada para aquele país por imigrantes irlandeses.

Em um artigo intitulado "As perigosas mensagens do Halloween", o jornal oficial do Vaticano, "L'Osservatore Romano", citou o perito litúrgico Joan Maria Canals, que disse que "o Dia das Bruxas é uma corrente do ocultismo e completamente anticristão".

É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.

Entre as justificativas para a comemoração, está o incentivo à cultura local de forma estratégica, proposital e simbólica. No folclore brasileiro, o Saci é retratado como um menino travesso, fato que pode ser associado às travessuras de Halloween.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

Os povos celtas acreditavam que os espíritos eram perigosos e poderiam passar para a terra dos vivos, praticar truques maldosos e se apoderar dos corpos vivos. Por isso passaram a se fantasiar com apetrechos macabros e sombrios para impedir que os espíritos fizessem maldades e assim se defender dos mesmos.