Quem foi o primeiro líder do quilombo?

Perguntado por: gcapelo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 12 votos

Ganga Zumba (Reino do Congo, c. 1630 – Capitania de Pernambuco, 1678) ou Grande filho do Senhor, foi o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, governando entre 1670 e 1678. Antecedeu Zumbi.

O primeiro foi Ganga Zumba, líder de Palmares até 1678, sendo morto dois anos após ter dissidências no quilombo pela questão de um acordo de paz com os portugueses. Em 1678, Zumbi dos Palmares assumiu como líder do quilombo, cargo que ocupou até a destruição do quilombo em 1694.

Zumbi dos Palmares foi um dos grandes nomes da história brasileira e ficou marcado por ser o líder do maior e mais longevo quilombo que existiu no Brasil.

Ganga Zumba, Gangazumba ou Grande filho do Senhor (Reino do Congo, 1630 – Capitania de Pernambuco, 1678), foi o primeiro líder unificador do Quilombo dos Palmares, governando entre 1670 e 1678.

Acredita-se que sua ascensão como líder tenha relação com um desentendimento com Ganga Zumba. Zumbi liderou a resistência final dos palmaristas e acabou sendo morto, em 1695, por uma expedição de bandeirantes.

Quilombos eram comunidades formadas por escravos fugidos das fazendas. Esses lugares se transformaram em centros de resistências dos escravos negros que escapavam do trabalho forçado no Brasil.

As comunidades quilombolas do Brasil tiveram início na metade de 1500, quando grupos de africanos e afrodescendentes escaparam da escravidão e se reuniram em comunidades coesas para resistir à recaptura, ocupando terras de difícil acesso, longe das fazendas de monocultura.

Quilombo dos Palmares

O primeiro quilombo de que se tem registro foi formado na Bahia em 1575. O maior quilombo da história do Brasil foi o Quilombo dos Palmares.

Zumbi dos Palmares não tinha escravos: o Anacronismo de Narloch.

O Quilombo dos Palmares foi um dos muitos quilombos da era colonial brasileira e sua origem remonta a 1580. Palmares era o refúgio dos escravos fugitivos de engenhos das Capitanias de Pernambuco e da Bahia.

Zumbi foi eleito chefe do quilombo e permaneceu como tal de 1678 a 1695 – quando foi morto pelos portugueses.