Quem foi Nelson Mandela resumo?

Perguntado por: djesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Subsaariana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba ou "Tata".

Também conhecido como Madiba, Mandela lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, presente em seu país entre 1948 e a década de 1990. Ele se tornou referência mundial na busca por uma sociedade igualitária.

Patronos das Escolas Municipais - Nelson Mandela, símbolo de luta pela igualdade racial e pelos direitos humanos. A trajetória de Nelson Mandela reflete a incansável luta de um líder africano negro contra o regime de segregação racial instituído na África do Sul no final da década de 1940, e que durou mais de 40 anos.

Nelson Mandela (1918 – 2013) foi um líder sul-africano defensor das causas humanitárias que, durante toda a sua vida, lutou em prol da igualdade entre brancos e negros e se opôs ao regime segregacionista do apartheid. Por defender bravamente suas ideias, comprometeu a própria liberdade e ficou preso por 27 anos.

Conhecido como um grande conciliador, Nelson Mandela teve atuação decisiva no processo que deu fim ao sistema de segregação racial da África do Sul e se tornou o primeiro presidente negro do país abrindo caminho para a construção da democracia no continente africano.

Quando muita gente se lembra coletivamente de algo que não ocorreu, fala-se de “efeito Mandela” – seja quando damos por mortas pessoas que desfrutam da melhor saúde ou quando cantamos erroneamente letras de determinadas canções.

1- “Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não está apenas em um de nós: está em todos nós. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

Nelson Mandela lutou contra as desigualdades, rompeu as barreiras do preconceito e defendeu seu povo com bravura e destemor. De suas lutas, veio um legado marcado pela justiça, liberdade e paz. Devido à sua relevância, anualmente é celebrado o Dia Internacional de Nelson Mandela em 18 de julho.

5 de dezembro de 2013, Houghton, Johanesburgo, África do Sul

Tecnicamente, o período colonial na África do Sul acabou em 1910, quando os ingleses fundaram a União da África do Sul. Diz-se “tecnicamente” porque o território continuou sob o domínio do Império Britânico.

comunista

Nelson Mandela, comunista - Estadão.