Quem foi Moises?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Moisés foi um líder religioso, juiz, legislador e profeta reconhecido no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. A Moisés é atribuída a autoria da Torá.

Moisés é um levita que foi criado na corte pela filha do faraó do Egito. Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã. Moisés e Arão vão falar com o faraó, mas o mesmo recusa deixar o povo livre.

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.

Em Moisés 1–4, aprendemos que o Senhor mostrou a Moisés uma visão de mundos incontáveis e da criação de nosso mundo. Isso estabeleceu um alicerce para que Moisés entendesse o plano de salvação estabelecido por Deus ao se preparar para liderar o povo.

Êxodo 3:1–20; Moisés 1:1–6, 25–26—O Senhor chama Moisés para conduzir os israelitas para fora do Egito.

Moisés, segundo a Bíblia, foi um descendente dos hebreus que obediente a Deus teria libertado seu povo do cativeiro no Egito e liderado uma longa peregrinação até a terra de Canaã.

Numa das três viagens que Moisés fez até o alto do monte Sinai (ver Êxodo 19), Deus ensinou-lhe os mandamentos que lemos em Êxodo 20. Esses ensinamentos são conhecidos como os Dez Mandamentos.

Moisés subiu ao monte Sinai quando o Senhor o chamou para libertar os israelitas do cativeiro egípcio. (Ver Êxodo 3.) O Senhor prometeu que depois que ele guiasse os filhos de Israel para fora do Egito, eles iriam “[servir] a Deus neste monte”, ou seja, o monte Sinai.

"Mas esse relato de Moisés é de mais de 1 mil anos antes de Cristo, e as bases históricas e arqueológicas que temos são muito mais recentes", comenta Goldfarb.

Sim, segundo a tradição judaica, Moisés teria vivido 120 anos.

Nessa tradução (a Septuaginta), Êxodo 3:14-15 foi traduzido: “Deus falou a Moisés, dizendo: 'Eu sou o ser-um (ego eimi ho on). ' . . . Diga aos filhos de Israel: 'O ser-um (ho on) me enviou a vocês.'”