Quem foi Jesus Cristo na história?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 18 votos

Os cristãos o conhecem como o Messias, mas a história revela um homem cercado de mistérios. E para o desespero dos céticos, os registros são incontestáveis quanto à sua existência: ele foi um camponês pobre do primeiro século que andou pela palestina romana e incomodou políticos, reis, sacerdotes e pagãos.

Com base no texto bíblico, Jesus é o filho de Deus que foi concebido pelo Espírito Santo, através de uma virgem chamada Maria. Ele praticou milagres, ensinos e foi morto em uma cruz.

Suas palavras forneciam uma ponte entre as duas metades da Bíblia Sagrada, unindo-as em uma só voz, declarando que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Redentor de Israel e o Salvador de toda a humanidade.

Segundo o Evangelho de Mateus, o primeiro do Novo Testamento, Maria e José estavam em Belém quando Jesus nasceu. A história começa quando três magos chegam a Jerusalém seguindo uma estrela que interpretaram como o sinal do nascimento de um novo rei.

Para tanto, faz-se necessário entender o que é esse Jesus Histórico. Entende-se o Jesus Histórico como um resultado da pesquisa científica a partir de interdisciplinaridade, que é característica da terceira fase da pesquisa sobre Jesus, a third quest.

Jesus é importante, portanto, porque por meio de Sua inspiração e vida, nos ensina a levar uma vida em direção a Deus. Ele nos ajuda a mudar, evoluir e transformar, enfrentando todas as provações e seguindo ao lado dEle para a presença de Deus.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante, ele disse: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

"No centro da iconografia paleocristã, Cristo aparece sob diversas angulações: com o rosto barbado, como um filósofo ou mestre; ou imberbe, com o rosto apolíneo; com o pálio ou a túnica; com o semblante do deus Sol ou de humilde pastor", contextualiza a pesquisadora Wilma Steagall De Tommaso, professora da Pontifícia ...

Judas Iscariotes

Poucos nomes na história são tão identificados com o mal como Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus com um beijo e o entregou à morte certa.