Quem foi Debora na bíblia?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Débora era uma profetisa, uma líder israelita que foi inspirada pelo Senhor. Seu povo tinha parado de guardar os mandamentos do Senhor e os cananeus governavam sobre eles. Depois de 20 anos, os israelitas começaram a orar ao Senhor por ajuda.

Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.

A primeira Débora aparece ainda no livro de Gênesis, e foi a ama de Rebeca que foi com ela a Canaã (Gn 24:59). Não temos muitos detalhes sobre essa Débora, apenas encontramos o registro de sua morte em Gênesis 35:8. Já a outra Débora é bem mais conhecida, e sua história está registrada no livro de Juízes.

O sistema judicial civil era inepto e o exército era fraco para defender as fronteiras. Eles estavam escravizados pelos cananeus. O rei dos cananeus era Jabim e o general do exército era Sísera. Débora se tornou juíza nesse contexto e uma libertadora de seu povo durante a guerra.

Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento. A reputação da personagem fez com que a palmeira debaixo da qual se sentava recebesse seu nome, tornando-a a Palmeira de Débora (Jz.

Débora vivia na região montanhosa de Efraim, entre Ramá e Betel. Ela sentava-se debaixo de uma palmeira e o povo de Israel vinha até ela a fim de que ela os ajudasse a resolver as questões que traziam. Desde sempre judeus em cristãos consideram que ela era casada com um homem chamado Lapidote, baseando-se em Jz 4:4).

Débora foi uma juíza e profetisa de Israel, que liderou o povo na guerra contra o rei de Canaã. Ela convocou o povo para a batalha e profetizou sua vitória sobre um exército muito grande.

Criado em 1995, durante a GCOWE (Consulta Global sobre Evangelização Mundial), o grupo nasceu com o intuito de evangelizar as mães para se unirem e orarem pelos seus filhos e famílias. O nome do movimento foi inspirado na história bíblica de Débora, no livro dos Juízes — uma juíza e mãe que defendeu a terra de Israel.

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

Referia-se a Jael, uma camponesa que tirou a vida do comandante das tropas inimigas. Depois da guerra, Baraque e Débora entoaram um cântico, chamado de o “cântico de Débora” onde atribuem a vitória ao Senhor Deus.

As referências simbólicas feitas à palmeira mostram que esta árvore era então, como é agora, considerada como tipo de graça e de beleza. Cantares de Salomão (7.7) referem-se à sua elevada estatura – o salmo 92 (12,14) alude à sua verdura, fertilidade, e duração.

CASSIANE. Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus. Dis- ponível em: <http://meadd.com/cassianefan/news/422214>.

Significa abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional. Ela luta com grande determinação para alcançar seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém se revela uma companheira doce e amigável.

Em Juízes 5 vemos o cântico de Débora, cheio de gratidão, declarando a justiça e bondade do Senhor, enquanto denuncia a infidelidade de Seu povo. A atitude de Débora deve ser a nossa, constantemente. Deve haver em nós perpétua gratidão ao Senhor por tudo o que Ele tem feito por nós.

A Bíblia não menciona que era a esposa de Baraque pelo nome e não há registro de que Débora fosse sua esposa. Baraque e Débora apenas trabalharam juntos para liderar o exército de Israel contra os cananeus, cada um confiando em suas habilidades e dons para alcançar a vitória.

De acordo com o texto bíblico, ao notar a aproximação de Sísera, Jael o encorajou a entrar e se esconder em sua tenda. Dentro da tenda, Jael cobriu o general cananeu com uma coberta. Com sede, ele lhe pediu água, mas com toda sua hospitalidade, Jael lhe deu um pouco de leite.