Quem foi Buda?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.7 / 5 17 votos

Sidarta Gautama ou Sidarta Gáutama, também conhecido como Śākyamuni, Shakyamuni e Sakyamuni, popular e comumente chamado apenas de Buda ou Buddha, foi um príncipe de uma região no sul do atual ...

O Budismo é uma doutrina espiritual e filosófica criada pelo indiano Siddhartha Gautama, o Buda, que considera o poder da reencarnação humana, de animais e das plantas, e acredita que as escolhas para se chegar à libertação dos sofrimentos estão no autoconhecimento.

Buda, que em hindu quer dizer “Iluminado”, foi o nome dado a Siddhartha Gautama, líder religioso que viveu na Índia, cuja bondade e sabedoria lhe valeram esse título. É considerado pelos budistas o “Supremo Buda”, o fundador do budismo. Buda (Siddartha Gautama) nasceu por volta do ano de 563 a.

Uma religião sem Deus que persegue a libertação do ser humano e o acesso ao estado definitivo de nirvana, termo chave que significa a “cessação de todo o sofrimento”, foi o que pregou e ensinou, por volta do século VI a.C., um príncipe indiano chamado Siddhartha Gautama, mais conhecido pelo apelido de Buda, “o desperto ...

O budismo foi criado na Índia há cerca de 2.600 anos por Sidarta Gautama, um príncipe que renunciou a tudo e tornou-se o primeiro Buda. Um dos fundamentos da religião é de que a vida é sofrimento e o fim desse sentimento, a "iluminação", pode ser alcançada por meio do budismo.

Os budistas acreditam que a consciência física e espiritual leva à iluminação e elevação, o chamado nirvana. Nirvana é o estado mais alto da meditação. Segundo Buda, é quando o indivíduo encontra a paz e a tranquilidade, cessando as oscilações dos pensamentos e das emoções, se livrando do sofrimento do mundo físico.

O ensinamento de Buda diz que o caminho está no coração - ou seja, a solução almejada está dentro de cada um de nós. Olhar para dentro de si e ver, sem julgamentos, seus desejos, ambições, amores, dores e medos é o primeiro passo para o crescimento espiritual e para a transformação da forma de viver.

Religião é a quarta mais praticada em todo o mundo
Baseada nos ensinamentos de Siddhārtha Gautama, é uma religião não teísta, ou seja, não inclui a ideia de uma deidade — um ou vários deuses.

Budas na decoração simbolizam, mesmo para os não praticantes do budismo, a busca incessante pela paz interior, sabedoria e evolução espiritual. Um Buddha em sua casa vai dar leveza e harmonizar o espaço, uma sensação de paz que será notado por todos.

Buda Gordo refere-se à Hotei enquanto sua aparência magra encarna Siddhartha Gautama. É preciso compreender que Buda não é uma única figura, o título configura a natureza iluminada do ser e é por isso que Hotei (ou Budai), um dos Sete Deuses da Sorte, também é chamado de Buda Gordo ou Buda Sorridente.

Os budistas, portanto, não adoram um deus ou deuses, nem possuem uma rígida hierarquia religiosa, sendo muito mais uma busca individual, quando comparadas às religiões monoteístas ocidentais.

Buda sempre enfatizou que ele não era um deus e que a capacidade de se tornar um buda pertencia ao ser humano, porque este possui grande potencial para a sabedoria e a iluminação, os objetivos do budismo. De acordo com a tradição, suas últimas palavras foram: "Tudo passa. Apliquem-se em buscar a salvação".