Quem foi Alexandre o Grande?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Alexandre III da Macedônia ou Macedónia, comumente conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre Magno, foi rei do reino grego antigo da Macedônia e um membro da dinastia argéada. Nascido em Pela em 356 a.C., o jovem príncipe sucedeu a seu pai, o rei Filipe II, no trono com vinte anos de idade.

A figura de Alexandre Magno (356 a.C. - 323 a.C.), ou Alexandre, o Grande, é uma das mais espetaculares da história humana. Alexandre é considerado por grande parte dos historiadores como um dos maiores estrategistas militares do mundo antigo e o edificador de um dos maiores impérios que o mundo já viu.

Alexandre, o Grande, conquistou territórios da Ásia Menor, da Pérsia e da Mesopotâmia. Mas, o seu principal feito foi a vitória sobre o rei Dario III. Esse triunfo se deu após batalhas que se adentraram às regiões de domínio dos persas.

O legado de Alexandre, o Grande
Alexandre contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Suas conquistas aproximaram Ocidente e Oriente, dando origem a uma nova cultura, a helenística, resultado da mistura das culturas ocidental e oriental.

Alexandre III subiu ao trono com vinte anos e, a Expansão da Macedônia era seu principal objetivo.

Antípatro

Antípatro o derrotou em batalha e o matou em Megalópolis.

Genghis Khan foi um guerreiro e político mongol que expandiu seu território da Ásia até a Europa. A lenda fez do soberano o próprio sinônimo do déspota sanguinário, assassino impiedoso, mas que deve ser lembrado também pela proeza de unificar os mongóis.

A morte de Alexandre, o Grande sempre foi motivo de especulações. Há teorias que dizem que ele foi envenenado, e outras dizem que ele contraiu malária ou febre tifoide em uma de suas últimas batalhas, na Índia, morrendo alguns dias depois em consequência da enfermidade.

1) Eu quero que os melhores médicos carreguem meu caixão, para mostrar que eles não têm poder nenhum sobre a morte.

Batalha de Gaugamela

A maior vitória dele foi na Batalha de Gaugamela, travada contra os persas no norte do atual Iraque no ano 331 a.C. Também conhecida como Batalha de Arbela, ela terminou com a derrota do rei Dario 3º, fato que desencadeou o fim do Império Persa.