Quem foi Abraão?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Abraão é um personagem bíblico citado no Gênesis a partir do qual teriam se desenvolvido as religiões abraâmicas, as principais vertentes do monoteísmo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus. Quando nossa fé está firmada na promessa de Deus, mesmo no meio de dificuldades e impossibilidades aos olhos humanos, somos impelidos a persistir ainda mais na força e no poder de Deus.

Abraão representa não apenas a origem de um povo eleito por Deus para renovar a humanidade, mas também o homem justo, profundamente fiel, cuja lealdade a Deus chegaria ao ponto de sacrificar o filho em obediência à ordem divina.

A visão de Deus, um anjo e a voz do Senhor, enquanto Abraão estava deitado sobre o altar. (Ver Abraão 1:15–19.) O Senhor aparece a Abraão quando ele ora na terra de Harã. (Ver Abraão 2:6–11.)

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Adquirimos inteligência obedecendo aos mandamentos de Deus. Portanto, quanto mais obedientes formos, maior poderá ser nossa inteligência. (Ver D&C 93:28, 36.) Jesus Cristo está mais próximo do Pai Celestial e é mais semelhante a Ele por causa da luz e verdade que recebeu por meio de Sua perfeita obediência.

Jesus é o descendente de Abraão, através do qual todos somos abençoados pela fé salvadora.

Deus não o fez por Si mesmo; porque Ele sabia graças a Sua presciência que Abraão o faria; mas para deixar uma lição gravada na mente de Abraão e permitir que ele adquirisse um conhecimento que ele não poderia obter de nenhuma outra forma. É por isso que Deus nos prova.

Abrão é um homem que já aceitou o seu fim, não porque é acomodado mas porque não quer colocar outra mulher no lugar de sua amada Sarai. O que Deus quer fazer através dele é tão grandioso, que precisa dele longe de todos e tudo que sempre soube a seu respeito... e dar lugar ao que Deus quer que ele seja.

A lição desta semana tem como título “O Chamado de Abraão”. Seus alunos aprenderão um pouco mais a respeito de Abraão, servo de Deus que teve de aprender a exercitar a fé. Mesmo não tendo a compreensão completa do propósito de Deus para sua vida, Abraão respondeu sim ao chamado.

Por isso que Abrão (Abram), cujo significado é pai de um povo, muda depois para Abraão, que é pai de um grande povo”.

Abrão volta do Egito — Ele e Ló se separam — O Senhor fará com que a semente de Abrão seja tão numerosa quanto o pó da terra — Abrão se estabelece em Hebrom. 1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele aLó. 2 E era Abrão muito rico em gado, em prata, e em ouro.

Em Gênesis 20, Deus disse novamente a Abraão que salvasse sua vida dizendo que Sara era sua irmã. Como resultado, o Senhor pôde ajudar um homem, Abimeleque, e sua família a saber que Abraão era um profeta.