Quem está com a pressão alta pode fazer caminhada?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.

Caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros, são ótimas opções de atividades aeróbicas que ajudam a baixar a pressão arterial — desde que realizadas em intensidade moderada. O ideal é praticar três vezes na semana, por pelo menos 30 minutos por sessão.

Exercícios de treinamento de força, como agachamento na parede e prancha, estão entre as melhores maneiras de reduzir a pressão arterial e ajudar no controle da hipertensão, sugere um estudo.

Ao caminhar, os níveis da pressão arterial sobem naturalmente, mas são reduzidos logo na primeira hora e o melhor: a queda se mantém nas próximas 24 horas. Sendo um exercício totalmente sociável, que pode ser acompanhado de um bom papo, nada melhor do que você entrar nessa onda!

Hipertensão arterial: os 7 erros que você não pode cometer

  1. Consumir sal em excesso. Quando a pessoa sofre com a hipertensão arterial, as paredes dos vasos sanguíneos se tornam mais grossas. ...
  2. Ingerir gorduras de origem animal. ...
  3. Não praticar exercícios físicos. ...
  4. Fumar.

A pressão sistólica normal vai até 120 mmHg e já é considerada elevada quando passa de 140 mmHg. No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg.

Algumas dicas podem ser adotadas para ajudar a controlar melhor a pressão:

  1. Manter o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos;
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Ao final, chegou-se à conclusão que exercícios físicos realizados entre 18h e 21h trazem, de fato, maior benefício aos pacientes com hipertensão. O pesquisador pondera que todos os participantes do estudo eram medicados por pelo menos quatro meses, nas mesmas dose e classe.

E o quanto de exercício devo fazer para reduzir a pressão? O recomendável é fazer pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades físicas intensas por semana. Ou seja, você pode fazer uma caminhada de 30 minutos 5 vezes por semana ou de 50 minutos 3 vezes por semana.

Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro. Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.

“Nas diretrizes norte-americanas para o tratamento da hipertensão arterial está estabelecido que atividades físicas por 30 minutos, pelo menos de três a cinco vezes por semana, podem reduzir a pressão arterial máxima de 4 a 9 mmHg.

Deitar a pessoa, de preferência num local fresco e arejado; Afrouxar as roupas, especialmente em volta do pescoço; Levantar as pernas acima do nível do coração. Esta posição permite que o sangue flua em direção ao coração e ao cérebro mais facilmente, aumentando a pressão.

Só lembrando rapidamente: reduzir o sal, consumir mais vegetais, consumir laticínios, fazer exercícios e perder peso. Fazendo essas medidas, você vai conseguir reduzir a sua pressão arterial e talvez até consiga parar de usar medicações ou, pelo menos, usar menos remédios no seu dia a dia.

Não existe exercício perigoso para a hipertensão arterial. Aliás, o exercício físico ajuda bastante no controle da hipertensão”, afirma o cardiologista Rafael Santos Costa.