Quem escreveu Salmos?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Quem escreveu esse livro? O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).

O livro de Salmos é um conjunto de poemas escritos por várias pessoas diferentes. O autor mais conhecido, que escreveu mais salmos, é o rei Davi. O livro de Salmos é um hinário com as melhores canções para Deus, escritos pelos israelitas ao longo de vários séculos.

O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1.

LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

Seu propósito, talvez, seja o de trazer à tona a esperança de seus autores na redenção e na salvação em Deus. Vale lembrar aqui que o livro foi escrito muitos séculos antes de Jesus Cristo e, mesmo assim, em suas linhas, conseguimos perceber a ponte para a ressurreição do Messias e o que é Seu Reino.

O título do livro em hebraico é Telhillim, que significa “louvores”. O título desse livro em grego é Psalms, que significa “hinos”. A maioria dos poemas desse livro foram escritos como hinos e eram para ser cantados, com acompanhamento de um instrumento de cordas.

Foi nesse contexto que Moisés compôs o Salmo 90. Quando o povo andava no deserto, sem lugar próprio, Moisés olhou para cima e disse: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Salmo 90:1-2).

Moisés: Moisés compôs o salmo 90, embora não seja possível saber exatamente em que momento de sua vida ele o fez. Além desse salmo, Moisés também escreveu o Pentateuco, ou seja, os cinco primeiro livros da Bíblia. Como foi dito acima, dos escritores de Salmos ele é o mais antigo.

O Salmo 150 é geralmente conhecido em português por seu sexto e último versículo na Versão Almeida Corrigida Fiel: "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor." Em latim, é conhecido como "Laudate Dominum in sanctis eius".

Aquele que escreve salmos é conhecido como “salmista”, sendo que o salmista mais conhecido de toda a história foi o salmista Davi (e também o que mais escreveu salmos). No entanto, como citado, houveram outros salmistas como Salomão, Asafe, os filhos de Corá e, também, Moisés escreveu um salmo.

Acredita-se que alguns dos salmos foram passados de geração em geração oralmente até serem registrados de fato. O Livro dos Salmos foi feito no mesmo período em que o Antigo Testamento era escrito, e muitos fiéis acreditam que os salmos são uma forma de mostrar a melhor maneira de adoração a Deus.

O livro dos Salmos é um livro de orações e hinos da Bíblia. Ele contém cânticos de adoração que foram compostos por um longo período da história de Israel. Entre os anos de 1000 a 333 AC, e diversos autores os escreveram, eram usados pelo povo de Israel nas reuniões de adoração a Deus.

Não sabemos quem escreveu o Salmo 1, nem quando. Alguns sugerem Davi como autor, por ele ser compositor da maioria dos hinos dessa coletânea. Uma outra possibilidade é Esdras ou algum contemporâneo dele. Neste caso, o Salmo pode ter sido escrito depois da volta dos judeus do exílio, talvez como introdução ao livro.

Salmos é o plural de salmo. O mesmo que: cânticos, hinos, odes, poemas.