Quem escreveu o livro de Atos?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Lucas

Quem Escreveu Esse Livro? Lucas escreveu os Atos dos Apóstolos como “a segunda parte da obra escrita (…) a Teófilo. A primeira parte é conhecida como o Evangelho Segundo Lucas” (Guia para Estudo das Escrituras, “Atos dos Apóstolos”, scriptures.LDS.org; ver também Lucas 1:1–4; Atos 1:1).

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

Patrístico do período pré-nissênico originário da Antioquia, considerado o último apologista de renome do Século II e o único, dentre eles, elevado ao episcopado, pois segundo Eusébiode Cesaréia (263-340) era conhecido como o sexto bispo da Igreja de Antioquia, depois dos apóstolos.

De fato, Atos é a continuação do Evangelho. Ambos foram escritos e endereçados para o “excelentíssimo” Teófilo. O nome Teófilo significa “amigo de Deus”. Pelo título se percebe que era uma pessoa importante na sociedade.

Acção (feita ou por fazer) considerada na sua essência ou resultado. 2. [Por extensão] Feito, facto . 3.

Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, Teófilo é um nome próprio «derivado do grego Théophilos [de philos (amigo) e Theo (de Deus)] que significa "amigo de Deus", "amado por Deus", pelo latim Theophĭlu-, nome de homem.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

O Espírito Santo revelava a verdade aos apóstolos, que, então, conduziam e ensinavam à Igreja. Os apóstolos também realizavam milagres em nome de Jesus Cristo. Estudando esse livro, os alunos aprenderão como a Igreja de Jesus Cristo começou a se disseminar de Jerusalém “até os confins da terra” (Atos 1:8).

Considera-se que ambos os livros foram escritos pelo mesmo autor num estilo refinado do grego koiné e o nome "θεόφιλος" (Theóphilos), neles citado, significa "amigo de Deus", "amado por Deus" ou "amando a Deus" em grego clássico.

Resumo. Joaquim Teófilo Fernandes Braga (Ponta Delgada, 24 de fevereiro de 1843 – Lisboa, 28 de janeiro de 1924), político, escritor, jornalista e ensaísta português, defende na obra A Pátria Portuguesa.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

É importante notar que esses personagens bíblicos foram presos por suas crenças e ações, e não por serem bandidos ou criminosos. Eles foram presos por serem fiéis a Deus e seguirem sua vontade, mesmo diante da tristeza e opressão.

Atos 2 e a descida do Espírito Santo
Pode ser que eles estivessem nas imediações do santuário. Contudo, o lugar é chamado de “casa” (Atos 2.2), uma designação incerta para o templo, ainda que possa ser descrito como uma casa. Se eles não estavam reunidos no santuário, eles deveriam estar próximos a ele.

A Mensagem de Atos nos ajuda a ver sobretudo os princípios que regem a ação do Espírito impelindo continuamente a igreja em direção ao mundo. E lembra que “os Atos dos Apóstolos terminaram há muito tempo. Mas os atos dos seguidores de Jesus continuarão até o fim do mundo”.

Resposta: Ato vem do Latim actus, “algo feito, parte de uma obra, impulso”, de agere, “levar a, guiar, colocar em movimento”.

Lucas Evangelista

Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.