Quem escreveu Hebreus?

Perguntado por: amorais6 . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 11 votos

Paulo

Para quem e por que esse livro foi escrito? Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

Em 13,24, fala-se que “os irmãos da Itália” mandam saudações à comunidade que recebe o texto. É possível que o escrito tenha surgido em Roma, onde havia uma comunidade seguidora de Jesus já há certo tempo, e de lá tenha sido enviado.

Enquanto as escrituras são repletas de referências sobre o Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo, Sua Ressurreição e Sua ascensão aos céus, Hebreus enfatiza o trabalho contínuo do Redentor na vida de todos os que se voltam a Ele em obediência e fé.

O apóstolo Paulo ajudou a liderar a Igreja depois que Jesus morreu. Naquela época, não havia telefone nem internet. Por isso, Paulo escrevia cartas aos membros da Igreja.

O autor argu-menta que Jesus é superior aos anjos, Moisés, Josué e Arão (capítulos 1, 3, 4 e 7, respectivamente). Não somente Jesus é um Legislador e Sumo Sacerdote superior, mas sua aliança é superior à Aliança Mosaica (capítulos 8-10). De fato, “melhor” é a palavra chave do livro (1:4; 7:22; 8:6, etc)!

A religião do povo hebreu é o Judaismo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus.

Os hebreus foram um povo da Antiguidade que se estabeleceu na região de Canaã e disputou com outros povos, como cananeus e filisteus, o domínio daquela terra. Os hebreus são um povo de origem semita que, segundo a narrativa bíblica, estabeleceu-se em Canaã por meio do patriarca Abraão.

O nome hebreus vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio". Foi através dos hebreus que surgiu o judaísmo, religião baseada nas antigas escrituras, que servem de embasamento para sua crença, mas também como documento histórico para conhecer a sua trajetória.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos aprofetas, 2 A nós falou-nos nestes últimos dias pelo aFilho, a quem bconstituiu cherdeiro de todas as coisas, por quem dfez também os mundos.