Quem era o diretor de Cidade de Deus?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 29 de junho de 2023
4 / 5 12 votos

Fernando Meirelles

Lançado há 20 anos, Cidade de Deus (2002) não só colocou o Brasil em grande estilo no Oscar como se tornou o segundo filme de língua não inglesa mais visto do mundo. Mas, na época das filmagens, o diretor Fernando Meirelles não fazia ideia de que o longa seria um sucesso.

favela do Rio de Janeiro

Dirigido por Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel), o filme narra duas gerações de pobreza e violência na Cidade de Deus, favela do Rio de Janeiro.

Ele não é negro e seu apelido não é Buscapé. Mas o fotógrafo free-lancer José Wilson dos Santos, 41 anos, é a versão em carne e osso do personagem-narrador do filme campeão de bilheteria Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund.

Cidade de Deus é um filme brasileiro de ação, criado a partir do livro homônimo de Paulo Lins (1997). Com roteiro de Bráulio Mantovani e direção de Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme foi lançado no Brasil em agosto de 2002.

Chris Wedge

Ice Age (bra: A Era do Gelo; prt: A Idade do Gelo) é um filme de animação digital americano de 2002 dos gêneros comédia e aventura dirigido por Chris Wedge e co-dirigido pelo animador brasileiro Carlos Saldanha, baseado em uma história de Michael J. Wilson.

O filme “Cidade de Deus” (2003), de Kátia Lund e Fernando Meirelles e fotografia de César Charlone, foi escolhido pela revista American Cinematographer como uma das melhores fotografias entre 1998 e 2008.

Um dos maiores nomes do nosso cinema, Matheus Nachtergaele viveu o rival de Zé Pequeno, o traficante Cenoura. Depois do filme, ele seguiu com a carreira na sétima arte e fez vários filmes, tendo como seu último trabalho nas telonas em “Zama”, que foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

cidade de São Paulo

Aclamado internacionalmente pela crítica especializada, e considerado o filme brasileiro mais visto no mundo, “Cidade de Deus” irá ganhar uma continuação no formato de série. Contudo, apesar de ser ambientada no Rio de Janeiro, a produção será gravada na cidade de São Paulo!

Em 2002, a Cidade de Deus ficou mundialmente conhecida por conta do filme de Fernando Meirelles, que levava o nome da comunidade. O filme contava a história da Cidade de Deus, e da guerra do tráfico no local, que sempre foi estigmatizado por conta da violência e dos tiros.

Com dimensão de dois hectares e 144 casas, cada unidade-quadra disporia de todos os serviços básicos de infraestrutura urbana e incluiria duas áreas de convívio e lazer, vias internas de pedestres e vias periféricas para veículos.

Em 1997, a inauguração da rodovia Linha Amarela dividiu o bairro em dois. Em 2002, o sucesso do filme Cidade de Deus colocou o bairro intensamente nos veículos de comunicação, reforçando o estigma de comunidade violenta e perigosa e favorecendo uma onda de preconceito e discriminação.

Carlos Saldanha (1965) é um diretor cinematográfico brasileiro, um dos maiores nomes da animação no mundo. Depois de brilhar com a trilogia “A Era do Gelo”, liderou as bilheterias com o sucesso da animação “Rio” e “Rio 2”. Com o filme "O Touro Ferdinando", concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2018.

  • Steve Martino
  • Carlos Saldanha
  • Mike Thurmeier
  • Chris Wedge
  • John C. Donkin
  • Chris Renaud

Sim, pessoas como nós viveram a era do gelo. Desde que nossa espécie, Homo sapiens, surgiu há cerca de 300.000 anos na África, nos espalhamos pelo mundo. Durante a era glacial, algumas populações permaneceram na África e não experimentaram todos os efeitos do frio.

Ele foi filmado em nova Sepetiba e na Cidade Alta. Como grande parte dos atores do longa não tinham aparelhos telefônicos em casa, a produção do filme enviou telegramas a todos avisando dia, hora e local onde as gravações ocorreriam.

O filme Cidade de Deus, de Fernando Meireles e Katia Lund, conta a história de 30 anos de império do tráfico de drogas na comunidade localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. O filme retrata uma comunidade na qual a violência massacra o dia a dia das famílias e atravessa as relações sociais e familiares.