Como a orca Tilikum matou?

Perguntado por: ocoutinho . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 4 votos

A terceira e mais conhecida morte foi quando Tilikum tirou a vida de Dawn Branchaeu, uma experiente treinadora de 40 anos de idade, sendo 15 deles trabalhando no SeaWorld. A orca puxou Dawn para dentro da água e esmagou seu corpo na frente de uma plateia horrorizada.

Sozinho, tirou suas roupas e entrou no tanque em que estava Tilikum. Uma autópsia encontrou diversos ferimentos no corpo do homem, mas a causa de sua morte foi oficializada como afogamento.

O SeaWorld anunciou nesta sexta-feira que a orca Tilikum morreu. Segundo a “CNN”, o animal, que foi capturado e separado de sua família ainda bebê, tinha idade aproximada de 35 anos. Tilikum era uma das orcas mais famosa do parque, e alvo de diversas campanhas para que fosse libertada.

O legista do condado afirmou que Dawn "provavelmente morreu de múltiplos traumatismos e se afogou depois que uma das orcas do parque a puxou para dentro de uma piscina do Estádio Shamu", segundo uma declaração das autoridades locais.

O parque SeaWorld anunciou que Tilikum, orca que foi responsável pela morte de sua treinadora em 2010, morreu na manhã desta segunda-feira (6) em Orlando, na Flórida. A orca tinha cerca de 36 anos e vivia no SeaWorld de Orlando havia 25 anos, depois de ter sido transferida do parque Sealand of the Pacific, no Canadá.

Keltie Byrne era uma treinadora de 20 anos que escorregou e caiu no tanque onde estava Tilikum e as outras duas orcas. Tilikum agarrou a treinadora que submergiu várias vezes, o que acabou provocando a morte da treinadora.

Tilikum tornou-se famoso ao se envolver na morte de três pessoas, o que o fez protagonizar o documentário da CNN Films Blackfish, de 2013. Foi pai de 21 filhotes, dos quais 10 ainda estão vivos.

Entre os argumentos está o fato de que não conseguiriam disputar alimento, nem se defender de predadores; além disso, seriam expostas a doenças e à poluição.

Causas de Morte das Baleias
Necrópsias de baleias encalhadas em praias revelaram outras possíveis fatores, entre elas a acumulação de biotoxinas, doenças infecciosas, desnutrição, parasitas (p. ex. Crassicauda boopis) ou vírus (p.

De acordo com a National Geographic, elas pesam até 6 toneladas e crescem até 9 metros de comprimento — a maior já encontrada possuía 9,8 metros.

23 de agosto de 1971

Os espetáculos de Shamu
O nome Shamu é atualmente um nome comum atribuído a diversas orcas do parque que participam dos shows. A primeira delas, uma fêmea, foi capturada em Puget Sound em 1965, e morreu em 23 de agosto de 1971.

Orca Encounter
Este é o show que substitui o famoso One Ocean – aquele em que as baleias Orcas faziam acrobacias para o público. Acontece em todos os parques SeaWorld, de Orlando e de San Antonio.

O SeaWorld aprisiona baleias e golfinhos que, na natureza, nadariam até 225 quilômetros por dia, em tanques que, para eles, são do tamanho de uma banheira. A empresa se apresenta como um estabelecimento de família, cheio de atividades divertidas e “educacionais”.

Baleias orcas no Brasil
No litoral brasileiro, as orcas têm sido vistas com mais frequência, com relatos desde 1993. Registros apontam ocorrências de orcas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo até a Paraíba.