Quem é oxum?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 13 votos

"Junto com Iemanjá, Oxum é a grande mãe da mitologia iorubá. É a senhora da fertilidade. Quando uma mulher engravida, sabe-se que isso é coisa de Oxum, que cuida do ato de fecundação. Já Iemanjá se responsabiliza pelas crianças após o nascimento", afirma.

“Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina]. Oxum é a rainha das águas doces, sem ela ninguém vive”, conta a mãe de santo.

Filha de Oxum é vaidosa, valoriza muito o amor, seja o próprio ou por outras pessoas, exalam beleza e sensualidade, pois são seres honestos e dedicados. Herdando as características dessa poderosa orixá, as filhas ostentam carinho e calmaria, tendo assim muita sorte no amor.

Mãe das águas doces, Oxum representa as cachoeiras, sendo associada à maternidade e à fertilidade. No candomblé, Oxum é saudada com a expressão “Ora iê iê ô!”.

A vingança de Oxum é viver bem! ⁣ Oxum não se demora onde é magoada! ⁣ É uma cobra adormecida em seu ninho,⁣ Que se arrasta para caçar... ⁣ Circula em seu pescoço, e vai embora sem dar o bote...

Deusa do amor, Orixá das águas, Oxum é aquela que mantém em equilíbrio as emoções, da fecundidade e da natureza. Mãe gentil dos povos antigos e dos novos, é ela que renova e intercede por nós em todas as situações.

São pessoas ambiciosas, que almejam sua ascensão social. Os filhos de Oxum são estrategistas, sempre buscam um objetivo. São doces por fora, mas muito fortes e determinados por dentro. Além de uma boa colocação social, gostam de estar presentes em festas e eventos, que lhes traga prazeres e prestígio.

Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Linha de Oxum = Contas Amarelas (Douradas) - Candomblé/ Azuis-escuras, podendo usar dourado também (Umbanda) Linha de Xangô = Contas Marrons (Candomblé e Umbanda) Linha de Iansã = Contas Rosas (em alguns casos Vermelhas e Laranjas) - Candomblé/ Amarelas, em alguns casos podendo usar laranja ou vermelho escuro (Umbanda)