Quem é o inimigo da abelha?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

São o pior inimigo das abelhas, causando grandes estragos às colmeias. Podem provocar, inclusive, o abandono da colmeia pelas abelhas, quando a infestação é maior. Recomenda-se inspecioná-las regularmente para que seja possível eliminar as primeiras traças que aparecerem.

Os forídeos são moscas do gênero Pseudohypocera consideradas uma das principais inimigas das abelhas sem ferrão. As fêmeas deste inseto, ao invadirem as colônias, depositam os seus ovos, e após a eclosão as larvas se alimentam do mel, e também do pólen acumulado pelas abelhas.

As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.

Apesar de serem consideradas “primas”, as formigas invadem colmeias para roubar mel e devorar larvas e abelhas. Há várias espécies de formigas que atacam, cada uma de uma forma ou em um período do dia. Por exemplo, as abelhas doceiras atacam de dia e comem o mel e as abelhas.

A função da rainha na colmeia é reprodutiva, ela passa a vida na colmeia colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas.

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos:

  • Louro.
  • Hortelã-verde.
  • Menta.
  • Jasmim.
  • Citronela.

Quando o seu desempenho é considerado insatisfatório, devido à diminuição do potencial reprodutivo pela idade avançada e doenças, as próprias operárias podem matá-la.

As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.

Muitas plantas que são usadas como temperos dão flores atraentes para os insetos polinizadores, entre eles o manjericão, coentro e tomilho. Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc.

A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito. Além disso, a abelha é sinal de boa sorte e prosperidade quando está por perto.

Mesmo não se alimentando de insetos, podem caçá-las, sendo os curruiras, os bem-te-vis, as andorinhas e os pica-paus os mais perigosos. Esse inimigo prejudica o trabalho das abelhas operárias, pois se alojam no dorso das abelhas e retiram o néctar e a papa alimentar para as larvas.

Pássaros, lagartixas, aranhas, formigas e o homem são os principais inimigos naturais das abelhas. Um dos maiores predadores das abelhas indígenas é o homem, que, ao destruir matas, seja por derrubadas ou por queimadas, elimina por consequência as espécies de abelhas nativas sem ferrão.

Nem todos sabem a extensão da importância das abelhas. Muitos acreditam que sua principal função é produzir mel e produtos como própolis e cera, mas, na realidade, sua principal atividade reside na manutenção e no desenvolvimento da biodiversidade, além de serem essenciais para a produção de alimentos.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

Preço de venda: Abelha rainha virgem, acondicionada em gaiola de transporte: R$ 25,00.

O zangão, zângão ou abelhão é o macho das diversas espécies de abelhas sociais, especialmente da abelha-europeia. Caracteriza-se pelo porte superior às obreiras e pela ausência de ferrão. Alheio às atividades de manutenção da colmeia, não produz mel porque não possui os órgãos essenciais para tais atividades.