Quem é o fundador do jiu-jitsu brasileiro?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Carlos Gracie

O criador do estilo foi, em princípio, Carlos Gracie, que adaptou o Judô com especial apreço à luta de solo, haja vista que seu porte físico punha-lhe em severa desvantagem contra adversários de maior porte.

Mitsuyo Maeda

Quem trouxe o jiu-jítsu para o Brasil foi Mitsuyo Maeda, instrutor da escola japonesa Kodokan. Em 1904, ele deixou o Japão decidido a mostrar a arte marcial pelo mundo. 10 anos depois, Maeda chegou ao Brasil e fincou raízes em Belém, no Pará.

dia 14 de novembro de 1914

No entanto, é no dia 14 de novembro de 1914 que realmente o Jiu-Jítsu desembarcaria no Brasil, através de Mitsuyo Esay Maeda, mais conhecido como o Conde Koma, mestre de Jiu-Jítsu japonês e faixa preta de Judô da Kodokan do mestre Jigoro Kano, o Judô que se originou do Jiu-Jítsu, aprimorando as técnicas de projeções ( ...

Nascido em Belém, no Pará, Hélio é considerado - ao lado irmão Carlos - o criador do jiu-jítsu moderno. Sua importância para o esporte é tão grande que, no exterior, a modalidade ganhou os nomes de Gracie jiu-jítsu e Brazilian jiu-jítsu.

  • Rickson Gracie
  • Royce Gracie
  • Rorion Gracie
  • Royler Gracie
  • Relson Gracie
  • Rolker Gracie

OSS é uma demonstração de respeito e é um termo levado muito a sério dentro do Jiu-Jitsu. Por isso, sempre que for se expressar usando esse termo, fale com vontade, em alto e bom tom, demonstrando respeito ao significado do termo, mas também à pessoa para quem você está falando.

Faixa preta
Trata-se do nível mais alto do jiu-jítsu, e indica que ele já acumulou conhecimento suficiente para transmiti-lo a outros estudantes.

Há mais de um século, os membros da Família Gracie desenvolveram a arte suave e provaram o seu valor, disseminando a luta por outras modalidades. O Jiu-Jitsu não começou por aqui — ele foi trazido pelos japoneses—, mas foram os brasileiros que moldaram a luta na forma como conhecemos.

Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.

Responsável por difundir o jiu-jitsu brasileiro, Hélio Gracie fez parte do integralismo, movimento fascista do Brasil nos anos 1930. Hélio Gracie é considerado o responsável pela difusão do jiu-jitsu brasileiro.

Rickson possui um histórico impecável e cartel de 11 lutas de Vale-Tudo, com 11 vitórias, sendo um dos poucos lutadores de MMA que encerraram suas carreiras sem nenhuma derrota na modalidade. Nas décadas de 1980 e 1990, foi amplamente considerado o melhor lutador do clã Gracie e um dos mais duros do mundo.

Com 14 anos, Hélio Gracie foi morar no Rio de Janeiro. Muito franzino não podia treinar, mas passou a acompanhar as aulas ministradas por seu irmão Carlos. Muito observador, Hélio assimilou todas as técnicas que seu irmão transmitia nas aulas. O talento de Hélio logo foi notado por Carlos que decidiu treiná-lo.

Os primeiros lutadores chegaram ao país um pouco depois dos imigrantes, mas foi a chegada maciça dos japoneses que permitiu a popularização do esporte. Eisei Maeda é considerado o primeiro mestre da modalidade a atuar no Brasil. Ele fundou sua academia em 1922.

Marcus "Buchecha" Almeida é o recordista em títulos absolutos mundiais na faixa-preta, tendo vencido o título de maior prestígio no Jiu-Jitsu quatro vezes (2012, 2013, 2014 e 2016). Nesta foto, ele está a alguns segundos de conquistar o ouro na edição de 2016.