Quem é o califa dos dias atuais?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

mar. 2022) Abu Hasan al-Hashemi al-Qurashi como novo líder do grupo. O anúncio foi feito depois que a morte do antigo comandante, Abu Ibrahim al-Qurashi, foi confirmada também nesta 5ª feira.

Em 1924, depois do fim do Império Turco Otomano e da criação da República da Turquia, Atatürk aboliu o califado. O último califa foi Abdulmecid II. Para os fundamentalistas, esse gesto de Atatürk está na raiz dos dramas atuais de todos os muçulmanos.

Califa é um título atribuído ao líder religioso da comunidade islâmica, considerado pelos muçulmanos como um dos sucessores do profeta Maomé. O califa é o chefe máximo de um califado, que consiste numa espécie de sistema de governo dos muçulmanos que se baseia nas leis islâmicas (sharia).

Na história da religião, houveram quatro califados principais: Rashidun, Omíada, Abássida e Otomano.

Os primeiros quatro califas foram Abu-Béquer, Omar, Otman e Ali. No início do processo de sucessão dos califas, sobretudo com Abu-Béquer e Omar, houve uma nítida aceitação da autoridade deles pelas tribos árabes – sobretudo pelo reconhecimento da força militar e da capacidade de domínio.

O califa é literalmente o sucessor do profeta como chefe da nação e líder da 'umma', comunidade de muçulmanos, e tem o poder de aplicar a lei islâmica (sharia) na terra do Islã.

Califa começou a adquirir seu significado posterior e a tomar forma como uma instituição após a morte de Maomé, no ano 632, quando Abu Bakr, um companheiro do profeta e um dos primeiros convertidos ao Islã, foi eleito pela maioria dos muçulmanos como o líder da comunidade e assumiu o título de “sucessor do mensageiro ...

A palavra "califado" em árabe significa, literalmente, o processo de escolher um líder (o califa) para mulçumanos ao redor do mundo. O termo também se refere ao sistema de governo que começou após a morte do profeta Mohamed.

A relação sexual é uma forma de obtenção de satisfação mútua e de ampliação da intimidade entre esposa e marido. No Islam, amor e sexo andam juntos: ambos vão sendo construídos a partir da intimidade e da convivência, dia após dia.

Pelo que se sabe, 'calica' é uma gíria típica do Rio de Janeiro, que começou a ser muito utilizada nas favelas cariocas para representar uma expressão de felicidade, empolgação e comemoração.

Xiita é uma seita do Islamismo, que significa "partidários de Ali". Os xiitas consideram Ali (o primo e genro do profeta Maomé) o sucessor legítimo da autoridade islâmica. A seita xiita considera ilegítimo os sunitas, outra seita do Islã, que assumiram a liderança da comunidade muçulmana, após a morte de Maomé.

"Islã" é uma palavra árabe que significa "submissão" ou "rendição" e se refere àqueles que obedecem a Alá, o único e verdadeiro Deus, o Criador, o Provedor e o Ceifador da vida. Aquele que segue a fé islâmica é chamado de muçulmano.