Quem descobriu a gravidade?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Newton

Newton concluiu a existência dessa força de atração mútua entre todos os corpos, a qual dependeria de suas massas. Em 1666, Newton foi o primeiro a perceber a lei fundamental, básica para a compreensão de vários fenômenos antes inexplicáveis que ocorrem no universo: a gravitação universal.

A história da maçã caindo sobre a cabeça do físico inglês Isaac Newton (1643-1727) pode não passar de uma lenda. Mas é consenso que a lei da gravitação universal, o princípio que explica por que as coisas caem, foi formulado por ele na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, em 1687.

Conforme os relatos históricos, Newton, ao observar uma maçã cair da árvore, concluiu que se a fruta e todos os outros corpos são atraídos para Terra sem que tenham qualquer velocidade inicial, a Terra deveria ter uma força de atração que os obrigassem a cair em sua direção.

Isaac Newton

A história de que o físico inglês Isaac Newton teria concebido a lei da gravitação universal ao observar a queda de uma maçã de uma árvore tem sido ora negada, ora alimentada.

A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

Mas afinal, quais são as Três Leis de Newton? Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; A Força ou Segunda Lei de Newton; Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

Nascia a lei da gravitação universal, resumida por Isaac Newton da seguinte forma: […] toda matéria atrai outra matéria com uma força proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas|1|.

O que é a Lei da Gravitação Universal
Ela foi proposta por Sir Isaac Newton no século XVII e afirma que a força gravitacional entre dois corpos é diretamente proporcional à massa dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.

Lugares com mais massa, como montanhas, têm forças gravitacionais mais fortes. Locais com menos massa no subsolo, como vales e fossas oceânicas profundas, têm forças gravitacionais mais fracas. A massa cria gravidade. Se você vê uma mudança na gravidade, você vê uma mudança na massa.

Poderia explicar o conceito de Galileu sobre a aceleração da gravidade? - Em seus estudos experimentais sobre o movimento dos corpos, Galileu mostrou que objetos de massas diferentes caem a partir do repouso com a mesma aceleração, ou seja, mantendo a mesma taxa de variação da velocidade em função do tempo.

"[Ele] explicava a queda dos corpos pela ideia de que a Terra era o centro do Universo, e os corpos pesados tendiam a ocupar seu lugar natural neste centro." Em outras palavras, "é dizer que as coisas caem quando estão soltas, pois tendem a ocupar seu lugar natural no centro do Universo, a Terra", analisa Goldfarb.

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia
Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula. O princípio da inércia pode ser observado em várias situações como: No movimento de um ônibus, como mostra a simulação a seguir.

Newton interpretou a gravidade como uma força, referida como força gravitacional, atrativa entre corpos, que é diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado das distâncias entre elas.

Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.

Albert Einstein demonstra que a gravidade dos corpos deforma o espaço e o tempo ao seu redor e que a teoria da gravitação de Isaac Newton não explica completamente fenômenos envolvendo campos gravitacionais muito fortes.