Quem criou o wifi?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. É utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios baseados no padrão IEEE 802.11.

Quem inventou o Wi-Fi, afinal? Não foi apenas uma pessoa, mas uma dupla: Hedy Lamarr e George Antheil. E uma dupla um tanto inusitada! Ainda assim, o crédito pela invenção do Wi-Fi é dado principalmente a Hedy Lamarr, atriz e inventora austríaca nascida em 1914 no ápice da Grande Guerra.

Em 1997, a Electronic Frontier Foundation premiou Lamarr por sua contribuição e ela finalmente teve sua ideia reconhecida. Foi nesse ano que o Governo dos Estados Unidos também reconheceu sua invenção e deu à Hedy uma menção honrosa “por abrir novos caminhos nas fronteiras da eletrônica”.

Em 1989, o órgão dos Estados Unidos responsável pelas telecomunicações autorizou o uso de três faixas de frequência para o desenvolvimento de um padrão que se tornaria futuramente o Wi-Fi.

Ouça o texto abaixo em aúdio! A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).

Sociedade da Internet

A Internet é simplesmente uma rede de redes grandes, médias e pequenas. Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet.

Segundo a história conta, enquanto tocavam juntos algumas músicas ao piano, Lamarr teve a inspiração para a tecnologia do sistema de salto de frequência: enquanto o "transmissor" Antheil tocava os primeiros acordes, a "receptora" acompanhava logo em seguida.

Foi em 1970, que o engenheiro australiano John O'Sullivan, também considerado o pai do Wi-Fi, trabalhava em um projeto de radioastronomia para detectar explosões de estrelas, quando notou que as micro-ondas usadas no experimento poderiam transmitir dados sem fio.

No início dos anos 80, mais precisamente em 1983, a ARPANET mudou o protocolo NCP para o novo TCP/IP. O IP havia se tornado o serviço portador da Infraestrutura de Informação Global. Em 1985, a Internet já estava consolidada como a principal rede de comunicação com alcance global.

E em 1991, como explica a revista New Scientist, as empresas AT&T e NCR criaram o precursor do wi-fi como uma forma de conectar caixas registradoras, chamado WaveLAN.

Wi-Fi é a abreviação de Wireless Fidelity (comunicação sem fio de alta fidelidade).

A sigla Wi-Fi é uma abreviação de Wireless Fidelity, que quer dizer fidelidade sem fio, em português, e foi criada pela agência de marketing Interbrand. A escolha desse nome foi feita porque a internet Wi-Fi é um tipo de conexão que garante a fidelidade da comunicação, mesmo sem o uso de cabos.

O Wi-Fi chegou ao Brasil somente na década seguinte, no ano de 2008, quando o protocolo 802.11g já era padrão de mercado.

A tecnologia Wi-Fi chegou ao Brasil somente em 2008, com a inicial chegada dos smartphones ao país e com a popularização da banda larga, mas foi só em 2019 que a remessa de dispositivos Wi-Fi ultrapassou 4 bilhões, de acordo com informações da empresa Wi-Fi Alliance.

O top cinco do ranking fica da seguinte forma:

  • China ( 1 bilhão)
  • Índia (658 milhões)
  • Estados Unidos (307 milhões)
  • Indonésia (204 milhões)
  • Brasil (165 milhões)