Quem criou o handebol?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4 / 5 6 votos

Karl Schelenz

O alemão Karl Schelenz (1890-1956) foi um atleta e professor de educação física, responsável pela criação do handebol em 1919.

Karl Schellenz

Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim.

Origem do handebol
A ideia original de Karl era criar uma versão do futebol tradicional. Onde os jogadores usassem as mãos ao invés dos pés para controlar a bola. Isso explica também o porquê do nome ser em inglês embora seja um esporte nascido na Alemanha.

O Handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como Áustria, Suíça e Alemanha.

Resumo dos Fundamentos de Handebol: No handebol temos como fundamentos técnicos: o passe, a recepção, a empunhadura, o arremesso, a progressão, o drible e a finta.

O handebol foi criado em 1919, na Alemanha. O esporte estreou nas Olimpíadas em 1936, nos Jogos de Berlim. Uma equipe de handebol é formada por sete jogadores, sendo um goleiro. Uma partida de handebol dura dois tempos de 30 minutos.

Uma equipe consiste de 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo. Os demais jogadores são substitutos. Durante todo o tempo do jogo, a equipe deve ter um dos jogadores na quadra designado como goleiro.

O objetivo do handebol é fazer pontos no gol adversário, através de arremessos realizados com as mãos, para atingir esse objetivo é necessário trocar passes entre os companheiros do time e ao mesmo tempo impedir que o mesmo aconteça no time adversário.

- A quadra de Handebol mede 40m x 20m, e os gols têm 3m x 2m. Cada um dos gols é cercado por uma área de 6m, em que só os goleiros podem ficar; - A bola para a competição feminina pesa entre 325g e 375g e mede de 54cm a 56cm.

O jogo de “Urânia” praticado na Grécia Antiga, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia.

A quadra deve ser retangular, com um comprimento de 38 a 44m e uma largura de 18 a 22m (mas por convenção fala-se que as quadras de Handebol possuem comprimento de 40m e largura de 20m). A área privativa do goleiro será determinada por um semi-círculo cujo raio medirá 6m, desde o centro do gol.

É proibido arrancar a bola da mão do adversário. É permitido fazer o bloqueio de um jogador adversário usando o próprio corpo, mas caso sejam usadas agressões físicas, como empurrões e puxões, para impedi-lo de fazer gol, o juiz marcará um tiro de sete metros, que se assemelha ao pênalti no futebol.

Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo, sendo que ambos podem ser: retificado ou bombeado. Passes em pronação: lateral e para trás. Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal. Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal.

O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.