Quem criou o desenho cego?

Perguntado por: afrutuoso2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Paul Klee

Obra do artista expressionista Paul Klee.

Ele recebe o nome de seu inventor( Louis Braille), que também era cego, e com 15 anos inventou o sistema. O braille é composto por 6 pontos em relevo, que formam 63 conbinações.

O DESENHO CEGO É UMA TÉCNICA EXPLORADA POR MUITOS ARTISTAS AO LONGO DA HISTÓRIA DO DESENHO E TRABALHA ESPECIFICAMENTE A RELAÇÃO ENTRE VISÃO E A MÃO, A MÃO QUE VÊ E DESENHA. A TÉCNICA ORIGINAL CONSISTE EM O ARTISTA OBSERVAR UM OBJETO E DESENHÁ-LO SEM OLHAR PARA O PAPEL. O OBJETIVO NÃO É FAZER UM TRAÇO PERFEITO.

É o Desenho sem Fio, nessa brincadeira o desafio é tentar desenhar sentindo os traços feitos na folha. colada nas costas. Quanto mais participantes, mais.

Desenho às cegas
Para realizá-la, o grupo deve ser dividido em duplas, sendo que cada membro sentará de costas para o seu parceiro. Um deles receberá um cartão com um desenho simples, como uma estrela, um círculo ou um quadrado. Já o outro participante receberá um papel em branco e uma caneta.

Em 22 de janeiro de 1917, o primeiro desenho animado criado por um brasileiro foi exibido no Cine Pathé, na Cinelândia. O Kaiser é um curta que satiriza a pretensão da Alemanha de dominar o mundo na Segunda Guerra.

Em 17 de agosto de 1908 estreava em Paris a animação Fantasmagorie, do cartunista Émile Cohl. A película é considerada por muitos pesquisadores da sétima arte como o primeiro desenho animado da história.

Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação.

Além de ser uma forma de expressão, comunicação e satisfação pessoal, o desenho também pode ser praticado como atividade profissional, pois, existem dezenas de profissões ligadas, de alguma forma, ao desenho.

A pratica do desenho, além de melhorar nossa percepção visual, também estimula a criatividade, concentração e facilita no aprendizado e sistematização de ideias (que mais tarde podem vir a auxiliar na escrita de artigos e em apresentação).

Desenho sem fio
O desenho sem fio torna essa clássica brincadeira ainda mais divertida. Para brincar, os pais e as crianças devem ficar sentados, enfileirados, um atrás do outro. O último da fileira deverá desenhar algo com os dedos nas costas do próximo que, em seguida, irá reproduzir o desenho em uma folha de papel.

Desenho no vapor do box
Depois do banho, com o vapor de água ainda no ar, sugira uma atividade de desenho no box – ou até mesmo no espelho do banheiro.