Qual a medida certa do tapete?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A regra geral para tapetes é quanto maior, melhor. O tamanho do tapete interfere bem na percepção que temos de espaço, por este motivo, use esta regra simples: os tapetes devem avançar no mínimo 20 cm para baixo de cada sofá e deixando uma sobra de 30 cm em cada canto.

Os tapetes padrões que medem 1,00 m por 1,50 m funcionam muito bem em salas e quartos menores. Por isso, eles têm grandes saídas de vendas. O tapete de 1,00 m por 1,50 m moderno, com estampa geométrica, é ideal para sala ou quarto de casal grande, onde pode ser colocado sob os pés da cama.

Como escolher tapete para sala: tamanho
O que muitos especialistas indicam é que ele seja maior que o tamanho do sofá e que os móveis fiquem em cima do tapete, pois assim se delimita e ganha espaço.

Em uma sala de estar, por exemplo, a indicação é que o tapete entre pelo menos de 10 a 15cm embaixo do sofá, evitando que alguém tropece nas pontas. Segundo Renata, “para não ter erro, é sempre melhor optar por algo que tenha uma medida com uma 'sobra' que possa ficar debaixo dos sofás ou poltronas”.

Entenda as medidas de tapete

  • Salas pequenas: tapetes de 1,00 m por 1,50 m.
  • Salas de tamanho médio: tapetes de 1,50 m por 2,00 m.
  • Salas grandes: tapetes de 2,00 m por 2,50 m.
  • Tapete com todos os móveis da sala sobre ele.
  • Tapetes com parte dos móveis sobre ele.
  • Tapete com os móveis para fora.

A dica é: se você quer um tapete que percorra todo o quarto, o ideal é que ele fique a, no mínimo, 0,50 m das laterais da cama e 0,60 à sua frente. Um tapete shaggy na beirada da cama ajuda a aquecer os pés logo de manhã e oferece muito mais conforto. O ideal, nesse caso, é que ele seja retangular e não muito grande.

Se ele ficar abaixo do sofá, considere que deve entrar cerca de 10 cm. No caso de poltronas, o ideal é que a peça fique inteira sobre a tapeçaria. Caso esteja procurando formas de usar tapete na sala e dividir dois ambientes, deixe-o cerca de 15 cm maior que a área delimitada.

O tapete ideal para sala pequena tem tons neutros e claros. Uma forma super simples de definir uma cor para o seu tapete é observar o seu sofá. Escolha um tapete com a mesma cor do sofá, apenas um pouco mais claro ou mais escuro que ele.

Para salas de estar e de TV, profissionais recomendam tapetes para sala quadrados e retangulares pois esses formatos ampliam e definem o espaço. Outra dica é colocar os móveis acima deles, coma mesa de centro, o que valoriza a potência do cômodo.

Sala de estar: evite tapetes pequenos, já que eles diminuem visualmente a área do cômodo. Para dar a sensação de amplitude, o tapete deve englobar toda a área da televisão, mesinha de centro e assentos e ficar com as extremidades debaixo do sofá.

Se o sofá e o os móveis em geral forem neutros, usar um tapete de cores mais marcantes dá vida ao espaço. Já se o sofá for de tom neutro, mas composto de cores nas almofadas e mantas, use um tapete que contraste.

Os tapetes de lã tem maior durabilidade que os sintéticos e naturalmente resistem à formação de ácaros, que podem provocar alergias. A qualidade da lã determina a resistência do tapete a desgaste e danos; Algodão: os tapeceiros geralmente usam o algodão juntamente com a lã.

Uma forma simples e barata de acabar com o problema, é aplicar cola de silicone na parte de baixo do tapete, deixar secar bem e pronto! Você terá um tapete antiderrapante. Para um tapete pequeno, apenas um tubo resolve o problema. Quanto mais "molinho"o tapete, mais linhas de silicone você deve aplicar.

E o que vai definir qual o melhor tapete é a cor do piso. Pisos mais claros aceitam tapetes com mais cores e até mais escuros. Já pisos de tons mais fechados, como os carvalhos ou pretos, ficam melhores com tapetes mais claros e ou estampas geométricas que brinquem com tons de cores neutras, como bege, branco ou cinza.