Quem criou o avião?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Um avião ou aeroplano é qualquer aeronave que necessita de asas fixas e motores para se sustentar no ar. Pode possuir um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação aérea.

Orville e Wilbur Wright, os Irmãos Wright, fizeram o considerado o primeiro voo motorizado da história, em dezembro de 1903, nos Estados Unidos.

O primeiro avião (de verdade) do mundo foi o Flyer III, projeto posterior dos irmãos Wright. Em 5 de outubro de 1905, Wilbur voou por 39 minutos sobre um campo em Dayton, nos Estados Unidos (pois é, isso também foi antes do 14-Bis).

Alberto Santos Dumont (1873-1932), antes de colocar o célebre avião 14-bis, já havia conquistado fama internacional ao, em 1901, voar com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Assim, percebe-se que o inventor foi pioneiro em outros campos também.

Alberto Santos Dumont

Alberto Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação. Reconhecimento máximo pelo pioneirismo de ter conseguido voar com um aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria. O feito foi no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

Os pioneiros irmãos Wright criaram o primeiro voo motorizado da história. Os americanos Wilbur e Orville Wright eram dois irmãos que construíam bicicletas e viviam em Dayton. Wilbur, o irmão mais velho, nasceu no dia 16 de abril de 1867, em Indiana.

O primeiro avião inteiramente projetado em solo brasileiro foi construído por Dimitri Sensaud de Lavaud, inventor francês radicado no Brasil. O aeroplano, batizado como “S. Paulo”, voou em Osasco, no estado de São Paulo, há mais de um século, no dia 7 de janeiro de 1910.

Foi um francês, Landelle, que a usou primeiro num tratado chamado Aviation ou Navigation Aérienne, “Aviação ou Navegação Aérea”. O nome avion foi dado por Clément Ader a um aparelho que ele esperava que voasse em 1875 e pegou entre os idiomas latinos. Os Germânicos chamam seus aparelhos com nomes de outra origem.

Era totalmente copyleft — o brasileiro fez questão de não patentear nada. E isso foi um imenso impulso à aviação, que se desenvolveu mais rapidamente na Europa, sem os entraves criados pelos Wright. Dumont, assim, não inventou o (primeiro) avião, mas talvez mereça mesmo ser chamado de Pai da Aviação.

Arquivados

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.

O avião fabricado pelos irmãos Wright foi um biplano batizado de Flyer (Voador). O piloto ficava deitado na asa inferior do avião. O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas.

7 de setembro de 1906

Por que o 14-Bis tem esse nome? Antes da primeira decolagem autônoma do 14-Bis, o aeroplano voava acoplado ao balão dirigível número 14 de Santos Dumont. Por isso, o 14-Bis foi batizado com esse nome. O balão tinha a função de diminuir o peso do avião acoplado para facilitar que ele levantasse voo.