Que parte do corpo trabalha a bicicleta?

Perguntado por: rcastro8 . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Por isso, pedalar regularmente vai fazer com que você ganhe força muscular e tônus, sobretudo na parte inferior do seu corpo. Empurrar os pedais envolve seus quadríceps, os músculos das coxas, e os glúteos.

Essa atividade física libera endorfina, um hormônio produzido pela hipófise no cérebro que ao ser liberado no sangue estimula as sensações de prazer, felicidade e bem-estar. Assim, o humor é melhorado e o sentimento de ansiedade diminui.

Andar de bicicleta 30 minutos por dia emagrece.
Porém, para o metabolismo acelerar mesmo, de acordo com estudos da Universidade Alemã de Esporte, são necessários 50 minutos em dias intercalados. Se o objetivo for apenas para controle de peso ou emagrecimento, são sugeridos 3 horas por semana.

Em uma boa intensidade, pode-se começar a perder calorias em 30 a 45 minutos de treino. Pedalar em pé é algo muito bom. Provavelmente, isso vai aumentar o volume dos gêmeos, quadríceps e isquiotibiais (os três músculos localizados na região posterior da coxa).

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas.

Há inúmeros benefícios de andar de bicicleta diariamente, e eles são obtidos após a prática regular de, no mínimo, 30 minutos. Ao pedalar, o corpo se movimenta e os músculos são fortalecidos, como o quadríceps, os glúteos, as coxas, as panturrilhas e os braços.

Tanto a corrida quanto o ciclismo são excelentes formas de exercício. Ambos são atividades aeróbicas rítmicas que envolvem grande volume muscular. Em geral, a corrida queima mais calorias por minuto do que andar de bicicleta, embora esta diferença diminua se o ritmo da pedalada for vigorosa.

Portanto, mais ou menos, por um quilo de gordura, você precisaria queimar cerca de 7.800 calorias. Sendo assim, se em seu treinamento de duas horas que propusemos antes você queimou quase 1.500, com 5 exercícios semelhantes você teria aquele quilo a menos.

Agora, se emagrecimento é o seu foco, uma corrida na esteira queima mais calorias em um treino moderado do que na bicicleta. Para pessoas que já estão na melhor idade, se manter ativo é essencial para evitar a perda de massa muscular e óssea.

Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos. Por isso, pedalar regularmente vai fazer com que você ganhe força muscular e tônus, sobretudo na parte inferior do seu corpo. Empurrar os pedais envolve seus quadríceps, os músculos das coxas, e os glúteos.

Pedalar em marchas mais pesadas é uma maneira eficiente de engrossar as pernas, pois é nessa intensidade que você faz mais força para a bike avançar. Mas, não ache que é preciso colocar a marcha mais pesada de todas, em qualquer terreno.