Como conseguir a planta de um lugar?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Você pode solicitar para a construtora ou incorporadora do empreendimento do imóvel, ou solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado. Cada prefeitura pode guardar o documento em um órgão específico, mas, normalmente, os documentos ficam armazenados na Diretoria de Controle Urbano.

Usar mapas internos para ver plantas baixas

  1. No computador, abra o Google Maps.
  2. Procure um lugar que tenha mapas internos.
  3. Para ver a planta baixa, aumente o zoom no mapa e clique em uma construção ou lugar.
  4. No canto inferior direito, escolha entre os níveis e andares.

Para saber como conseguir a planta de um imóvel na prefeitura, é recomendado acessar o site do município em que a residência está localizada e seguir as orientações. Geralmente, o cidadão deverá se deslocar até a Diretoria de Controle Urbano para solicitar a planta.

Precisa saber se a planta foi deixada na prefeitura, para isso, o proprietário do imóvel pode ir até a SEMOB da prefeitura e preencher um formulário de requerimento para que seja analisado nos arquivos da prefeitura, ou, ter que pagar um engenheiro para refazer a planta.

Adicionar um marcador próprio a um lugar

  1. Abra o app Google Maps .
  2. Pesquise um endereço. Como alternativa, insira um alfinete tocando e mantendo selecionado um lugar no mapa.
  3. Na parte inferior, toque no nome do lugar.
  4. Toque em Marcador.

Se você não sabe quem é o dono de um determinado imóvel ou apenas quer confirmar essa informação, vá ao Ofício (cartório) de Registro de Imóveis responsável pela localidade ou bairro do imóvel que você deseja pesquisar e peça uma certidão da matrícula pelo endereço do imóvel pesquisado ou pelo próprio número de ...

Em poucas palavras, podemos dizer que o arquiteto elabora a planta e o engenheiro civil a executa. A planta traz a distribuição exata dos espaços internos do projeto, assim como as dimensões e projeções do entorno e da fachada.

Para consultar a matrícula de imóvel online, você pode realizar uma pesquisa no site Registradores. No portal, você deverá criar um login de usuário e senha para conseguir ter acesso às informações. Em seguida, identificar o Cartório de Registro de Imóvel competente, cidade ou estado e número da matrícula do imóvel.

Em média, nos grandes centros, eles cobram cerca de 30 a 60 reais. No entanto, esse valor pode variar bastante. Além disso, também é preciso levar em conta o valor das taxas para aprovar o projeto, que costumam variar de cidade para cidade e podem variar de 50 centavos a 30 reais, por metragem.

Geralmente você pode conseguir uma cópia da planta baixa do imóvel através de duas das entidades que possuem o documento, podendo solicitar para a construtora ou para a incorporadora do empreendimento do imóvel. Além disso, você ainda pode solicitar para a prefeitura, onde o imóvel está localizado.

26/10/2018 às 20:39. Os compradores de imóveis na planta têm o direito de ter em mãos toda a documentação do edifício, o que implica no dever da construtora fornecer todas as plantas e projetos que viabilizaram a execução da obra, bem como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

De Secretaria Especial de Comunicação
Para realizar a consulta, é simples. Com o número do IPTU em mãos (o SQL), basta acessar portal Meu Imóvel Regular - criado justamente para orientar os munícipes a respeito da Lei de Regularização – e conferir a lista de imóveis regularizados de forma automática.