Que está por vir ou estar por vir?

Perguntado por: uoliveira6 . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Dica de ouro. Na dúvida, troque esse verbo por outro no infinitivo. Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

Ambas as construções estão corretas, embora o seu significado tenha ligeiras diferenças. A preposição para pode ter um valor espacial, de indicação de direção, ou um valor temporal. É este último o seu valor na frase: (1) «O melhor está para vir.»

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Significado de Porvir
substantivo masculino O futuro; aquilo que ainda pode acontecer; o que está prestes a ocorrer: ele está ansioso pelo porvir: o porvir é incerto. [Por Extensão] A posteridade; os acontecimentos que sucederão; o tempo que ainda aparecerá. Etimologia (origem da palavra porvir). Por + vir.

Macete para escrever corretamente “está” e “estar”
Assim, sempre que a dúvida aparecer, tente substituir “estar” por outro verbo no infinitivo. Se o verbo flexionar, use “está”. Se não se flexionar, empregue “estar”.

Que está por vir: 1 futuros, amanhãs.

Não há na Bíblia um versículo que diz que “o melhor de Deus está por vir”. Na verdade essa frase é apenas um jargão que se popularizou entre muitos cristãos. Na maioria das vezes ela é aplicada no sentido de afirmar que uma situação ruim será mudada porque Deus agirá trazendo algo melhor.

Se ele se flexionar, utilize está. Se não se flexionar, utilize estar.

A forma correta de escrita é não está. Não está aqui. Não está longe. Não está pronto.

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

O vocábulo “vir” deve ser utilizado nos seguintes casos: → Na primeira e terceira pessoa do singular, do infinitivo pessoal, do verbo “vir”: Por vir de uma família conservadora, [eu] tive muita dificuldade em respeitar certos comportamentos de meus filhos.

O verbo vir é um verbo muito irregular. Na sua conjugação, ocorrem alterações no seu radical (eu venho, que eu venha) e nas suas terminações (eu vim, ele vem, ele veio). Vem, sem acento gráfico, está na 3.ª pessoa do singular e vêm, com acento circunflexo, está na 3.ª pessoa do plural: ele vem, eles vêm.

A forma correta de escrita é você está. As construções você estar e você tá estão erradas. A forma correta de conjugação do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo é está.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Letra D – Esta - tem a função de pronome demonstrativo e acompanha o substantivo fonte; estas – pronome demonstrativo que acompanha o substantivo páginas, concordando com ele em gênero e número; e Está – verbo estar concordando com o sujeito simples “a humanidade”.