Quão é um tritongo?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

As consoantes "m" e "n" podem acompanhar os tritongos. Quando isso acontecer, os tritongos são classificados como tritongos nasais. Exemplos: quão (quão), saguões (sa-guões), enxaguem (en-xa-guem).

O tritongo é o encontro de uma vogal e duas semivogais dentro de uma mesma sílaba. Assim como os ditongos, eles podem ser classificados como orais (-uai, -uei, -uiu, -uou) ou nasais (-uão, -uõe, -uam, -uem).

Palavras como meia, teia, feio, meio, saia e papaia não formam tritongo porque os três sons vocálicos não se encontram na mesma sílaba: mei-a / tei-a / fei-o / mei-o / sai-a / pa-pai-a.

Como o tritongo é o encontro de três vogais na mesma sílaba, então naturalmente só há uma destas três vogais que fica como base da sílaba, as outras duas serão semivogais. No exemplo acima, a letra “A” é o núcleo da sílaba, ou seja, é vogal.

Tritongo: é a junção de semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba.

Tritongo é o encontro vocálico em que semivogal + vogal + semivogal ficam juntas, mesmo quando se faz a separação de sílabas. Exemplos: Uruguai (U-ru-guai), saguão (sa-guão), enxaguam (en-xa-guam).

O tritongo é um fenômeno fonético que consiste no encontro de uma vogal e duas semivogais em uma mesma sílaba. As sílabas em vermelho apresentam um encontro vocálico de uma vogal e duas semivogais.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente.

Como o nome já dá a pista, o tritongo ocorre quando há três vogais juntas na mesma palavra e na mesma sílaba. Alguns exemplos: Sa-guão, Pa-ra-guai, quais, U-ru-guai, en-xa-guei, a-ve-ri-guou.

tritongo é o encontro de três sons vocálicos em uma mesma sílaba. Exemplo : fogueira. Separa-se assim : fo – guei – ra. Nessa palavra, u é semivogal; e é vogal; i é semivogal.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

O hiato é o encontro entre vogais pertencentes a sílabas diferentes. Além dele, outros tipos de encontros vocálicos são o ditongo e o tritongo. No ditongo, as duas vogais que se encontram permanecem na mesma sílaba. Já no tritongo, há o encontro entre três vogais, todas na mesma sílaba.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão). Tritongo é o encontro de uma semivogal, uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: iguais (i-guais), saguão (sa-guão), Paraguai (Pa-ra-guai).

Exemplo: Uruguai /Uru "guai" Paraguai /Para "guai"