Quantos dias posso deixar água na piscina?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Após dois dias de uso, sem nenhum tratamento, a água já pode começar a ficar imprópria para banho. Por isso, é fundamental cuidar da água.

uma hora

Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina.

Em piscinas residênciais deve ser lavado semanalmente. Em clubes e condomínios, lavar duas vezes por semana. Três minutos na opção lavagem já é o suficiente e 1,5 min na função enxaguar.

A troca da água só pode ser feita em casos em casos extremos quando ela não responde aos tratamentos e a troca tem que ser feita parcialmente de 30 a 50% para reequilibrar a água. A substituição total da água da piscina deve ser feita somente quando houver a necessidade de realizar algum tipo de reparo ou reforma.

Tome uma ducha após sair da piscina.
Assim como faz mal deixar a pele secar naturalmente após o banho de bar, por causa do cloro, no caso da piscina é a mesma coisa. Por isso, tome uma ducha após o banho de piscina para tirar o cloro do corpo e cabelos, para que não os prejudique tanto.

A manutenção e a periodicidade do cloro em piscinas
As residenciais podem passar por esse processo aproximadamente três vezes por semana. Se o uso for maior, o intervalo entre as aplicações deve ser reduzido. Perceba que não existe uma fórmula mágica ou previsão exata sobre a manutenção e a periodicidade da substância.

Além desses fatores, piscinas que ficam por um tempo sem tratamento podem desenvolver algas e micro-organismos. Nesse caso, quando se adiciona dosagens de manutenção de cloro estabilizado ou não, o ácido hipocloroso é consumido rapidamente por estas algas e ou micro-organismos.

Todas as vezes em que a piscina for utilizada pelos banhistas, a filtragem também deve ser feita. Se a piscina ficar um período sem uso, é recomendável que ao menos três vezes por semana seja feita a filtragem da água.

A periodicidade da limpeza da piscina depende do seu uso durante a semana. Quanto mais for usada, mais frequentemente deve ser feita. Ou seja, pode variar de uma vez por semana, duas, ou até mesmo diariamente.

Como limpar piscina com manutenção semanal

  1. Limpeza física: retire as folhas e detritos. ...
  2. Escove o revestimento da piscina. ...
  3. Aspire a piscina. ...
  4. Limpeza do skimmer e do pré-filtro. ...
  5. Verifique o funcionamento da bomba. ...
  6. Lavagem da areia ou a troca. ...
  7. Purifique a água com o cloro.

Procedimentos diários ou 2 vezes por semana para limpeza da piscina. Para manter uma limpeza de piscina realmente adequada, é importante verificar o nível do pH e do cloro, esvaziar o cesto do skimmer ou coadeira, e aspirar a sua piscina ao menos duas vezes por semana.

Somente é preciso trocar a água da piscina em casos específicos, como quando ela não responde aos tratamentos. Nesses casos, recomenda-se a troca parcial de 30 a 50% para reequilibrar a água. Também é preciso drenar para reparos no tanque ou instalação equipamentos subaquáticos, como luzes.

12 horas

A recomendação é que seja feita uma filtragem de 8 a 12 horas por dia, no entanto, isso vai variar em razão de diversos fatores. Para que a piscina permaneça sempre limpa o ideal é que toda a água seja filtrada uma vez por dia, ou seja, em 24 horas toda a água da piscina precisa passar pelo filtro.

Faça a limpeza com aspiração frequentemente
impurezas que permanecem mesmo depois de usar o aspirador. Não esqueça de fazer a limpeza periódica do filtro, ela ajuda a conservar a água da piscina e deve ser feita sempre após a limpeza completa com aspiração.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

O cloro forma íons de hipoclorito na água, que se quebram quando atingidos pela radiação ultravioleta, liberando cloro gasoso na atmosfera. A luz do sol pode reduzir a cloração da piscina em 90% em apenas algumas horas.