Quanto tempo uma água pode ficar na piscina?

Perguntado por: areis . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Especialista no manejo de produtos para cuidados com piscinas, Fábio Forlenza faz um importante alerta na hora de cuidar da piscina de plástico que as famílias montam em casa. — Uma água que não passa por manutenção pode ficar imprópria para o banho depois de dois dias.

Após dois dias de uso, sem nenhum tratamento, a água já pode começar a ficar imprópria para banho. Por isso, é fundamental cuidar da água.

uma hora

Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina.

Muitas vezes, a água da piscina encontra-se tão suja e turva, que as pessoas acreditam não ter outra solução a não ser esvaziá-la. Na verdade, esvaziar a piscina realmente não é a ação mais recomendada, pois muitos danos podem ser causados nessa hora.

A troca da água só pode ser feita em casos em casos extremos quando ela não responde aos tratamentos e a troca tem que ser feita parcialmente de 30 a 50% para reequilibrar a água. A substituição total da água da piscina deve ser feita somente quando houver a necessidade de realizar algum tipo de reparo ou reforma.

Piscinas que ficam muito tempo sem receber o mínimo de atenção à higienização podem se transformar em ambientes extremamente perigosos para o contágio e a transmissão de uma série de doenças, como dermatites, micoses, dores de ouvido, conjuntivite e até mesmo algumas infecções mais graves.

A manutenção e a periodicidade do cloro em piscinas
As residenciais podem passar por esse processo aproximadamente três vezes por semana. Se o uso for maior, o intervalo entre as aplicações deve ser reduzido. Perceba que não existe uma fórmula mágica ou previsão exata sobre a manutenção e a periodicidade da substância.

Confira 4 dicas para manter a piscina limpa durante sua viagem

  1. 1 – Capriche na limpeza física. A limpeza física da piscina costuma ser a parte, digamos, “menos favorita” da rotina de manutenção. ...
  2. 2 – Tenha atenção ao tratamento químico. ...
  3. 3 – Lembre-se que uma capa de proteção pode ajudar. ...
  4. 4 – Quando voltar, mãos à obra.

Além desses fatores, piscinas que ficam por um tempo sem tratamento podem desenvolver algas e micro-organismos. Nesse caso, quando se adiciona dosagens de manutenção de cloro estabilizado ou não, o ácido hipocloroso é consumido rapidamente por estas algas e ou micro-organismos.

Tome uma ducha após sair da piscina.
Assim como faz mal deixar a pele secar naturalmente após o banho de bar, por causa do cloro, no caso da piscina é a mesma coisa. Por isso, tome uma ducha após o banho de piscina para tirar o cloro do corpo e cabelos, para que não os prejudique tanto.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

Para conservar a água da sua piscina, adicione uma colher (25 ml) de cloro líquido (hipoclorito de sódio) para cada 1000 litros de água por dia. Se for utilizada água sanitária, a dosagem deve ser 60 ml para cada 1000 litros de água por dia. Esta conservação deve ser feita após o último banho do dia.