Quantos dias de azitromicina para sífilis?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Enquanto outros antibióticos precisam ser tomados por 10 a 14 dias, muitas vezes com posologia de 2 a 3 administrações diárias, o tempo máximo de azitromicina habitualmente prescrito é de 5 dias, com apenas uma dose diária.

Um único comprimido de azitromicina poderá ser alternativa às doloridas injeções de penicilina benzatina hoje preconizadas para tratamento e prevenção da sífilis.

Diversos estudos publicados nos últimos anos apontavam para a pos- sibilidade da azitromicina poder ser utilizada como alternativa à penici- lina na abordagem terapêutica da sífilis.

Para as outras indicações, AZI® deve ser administrada em dose única diária de 500 mg, durante 3 dias (dose total 1500 mg). Como alternativa, a mesma dose total de 1500 mg poderá ser administrada durante 5 dias: uma dose única diária de 500 mg no primeiro dia seguida de 250 mg do segundo ao quinto dia.

Tratamento de sífilis adquirida com azitromicina | DST j.

Posologia – Como tomar
A azitromicina pode ser tomada em jejum ou junto com a comida. O medicamento deve ser tomado apenas uma vez por dia. Nos tratamentos com mais de um dia de duração, deve-se procurar tomar o antibiótico mais ou menos na mesma hora sempre.

A azitromicina comprimidos revestidos pode ser administrada com ou sem alimentos. Este medicamento deve ser administrado em dose única e diária.

O tratamento é feito com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença. A terapia precisa ser estendida aos parceiros sexuais. A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar a doença uma vez não promove imunidade.

O tratamento intravenoso deve ser seguido por Azitromicina Di-Hidratada, via oral, em dose única diária de 500 mg até completar um ciclo terapêutico de 7 a 10 dias. A substituição do tratamento intravenoso para o tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.

A penicilina é o tratamento de primeira escolha para a sífilis; entretando, alguns indivíduos apresentam reações alérgicas à penicilina e não podem utilizá-la. A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica.

A dose recomendada de azitromicina para o tratamento de infecções dentárias é geralmente de 500 mg, uma vez ao dia, por um período de 3 a 5 dias. Porém, isso pode mudar de acordo com cada caso, conforme a avaliação do dentista.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito já a partir de 2 a 3 horas de seu uso. A depender da gravidade ou do tipo da infecção, o médico deverá indicar a dose e o tempo necessários para o tratamento, que pode durar de 3 a 10 dias. Evite automedicar-se e jamais abandone o tratamento antes do tempo determinado.

Atualmente indica-se o tratamento com dose única de antibiótico. O tratamento para as formas não complicadas é habitualmente feito com Ceftriaxona intramuscular na dose de 250 mg. Esse esquema tem taxa de cura de 99%.

Azitromicina 1g Genérico Prati 1 Comprimido Revestido é utilizado para tratar infecções bacterianas causadas por microrganismos suscetíveis à sua fórmula. O medicamento pode ser usado em alguns casos de infecções do trato respiratório, da pele e tecidos moles e outros.

Os pacientes devem evitar ter relação sexual até que o seu tratamento (e do parceiro com a doença) se complete.

A azitromicina em dose única de 1 grama é o antibiótico mais prescrito. O paciente infectado deve ficar por pelo menos 7 dias sem atividade sexual após o início do tratamento (leia: Azitromicina: indicações, doses e efeitos colaterais).