Quantos anos durou o humanismo?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Humanismo – Período. Humanismo é o nome que se dá à produção escrita histórica literária do final da Idade Média e início da Moderna , ou seja , parte do século XV e início do XVI , mais precisamente , de 1434 a 1527 .

O Humanismo se inicia em Portugal em 1418, quando d. Duarte nomeia Fernão Lopes como guardador da Torre do Tombo, e termina em 1527, com a chegada dos versos decassílabos em forma de sonetos, conhecidos como “medida nova”.

Esse movimento vai até 1527 com a chegada do poeta Sá de Miranda da Itália, quando começa o Classicismo. O teatro popular, a poesia palaciana e a crônica histórica foram os gêneros mais explorados durante o período do humanismo em Portugal.

Onde surgiu o humanismo? Ele surgiu na Itália do século XIV, no final da Idade Média, durante o período do renascentismo cultural. Por isso, também é chamado de humanismo renascentista.

Do latim, o termo humanus significa “humano”. O marco inicial do humanismo literário português foi a nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo, em 1418. O movimento com foco na prosa, poesia e teatro, terminou com a chegada do poeta Sá de Miranda da Itália em 1527.

Abraham Maslow

Origem do Humanismo
A psicologia humanista tem origem nos principais pressupostos de Abraham Maslow, instituidor da pirâmide das necessidades. Foi na década de 1950 que Maslow se tornou um dos fundadores e impulsionadores da escola de pensamento da Psicologia Humanista.

Características do Humanismo

  1. Valoriza o racionalismo. ...
  2. Fundamenta a ética e moral em valores humanos. ...
  3. Confere total responsabilidade aos humanos. ...
  4. Valoriza o contraste de ideias e crenças. ...
  5. Visa a realização pessoal. ...
  6. Ausência de dogmas. ...
  7. Desenvolvimento de novas técnicas e interesses artísticos.

Idade Média (476 a 1453) ficou marcada pelo feudalismo, pela influência da Igreja, e pelas Cruzadas e Inquisição. Encerrou-se com a crise do século XIV e a expansão marítima.

Os humanistas rejeitavam a cultura dominante, fortemente influenciada pela Igreja. Mas isso não quer dizer que eles eram ateus; na verdade, eram cristãos que queriam reinterpretar as mensagens da Bíblia com base nos ideais da Antiguidade.

O Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como principais características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.