Quanto vale a flor no truco?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O pedido de Flor deve ser feito quando o jogador tiver 3 cartas do mesmo naipe. A flor vale 3 pontos.

a) FLOR: a flor é formada por três cartas do mesmo naipe e valem três tentos. Nenhum dos quatro naipes tem mais valor do que o outro. A chamada “FLOR PARAGUAIA” não tem valor, isto é, três quatro ou qualquer trio de cartas iguais, não serão aceitos como flor.

3 pontos

A FLOR pode ser 'cantada' por qualquer jogador que possua 3 cartas do mesmo naipe e desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa, ela vale inicialmente 3 pontos. Ela tem o poder de cancelar o ENVIDO, e quando se está jogando A FLOR não se pode pedir TRUCO, e assim a rodada termina.

A sequência das cartas, independente do naipe, na ordem de mais valiosa para menos valiosa: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4. Manilhas são as cartas com maior valor no Truco.

a) 1 ponto, para vitória simples. b) 3 pontos para vitória em TRUCO. c) 6 pontos para vitória em RETRUCO. d) 9 pontos para vitória em BI RETRUCO.

5.4 Se houver três empates na mão de onze ganhará os pontos a dupla que não tiver os onze pontos. 5.5 Se houver três empates e ambas as duplas têm onze pontos, ninguém ganha e o baralho passa para o jogador a seguir na mesa.

Em caso de empate - Pode acontecer de uma ou mais rodadas ficar empatadas, daí segue-se a seguinte regra: - Se o empatar na primeira rodada quem ganhar a segunda vence. - Se o empatar na segunda rodada quem ganhou a primeira vence. - Se o empatar na primeira e segunda rodada, quem fizer a terceira vence.

Se um grupo passa suas cartas e não tenha sido proposto o truco, aos que ficam se anota um tento, como se fosse um truco não aceito. NA LEI DO JOGO ESTÁ TUDO DITO: Esta é uma manifestação feita quase que exclusivamente pelo grupo que se encontra em grande desvantagem de pontos.

Primeiro, é feita a contagem dos pontos: envido (duas cartas do mesmo) ou flor (três do mesmo naipe). Se dois rivais tiverem envido ou flor, vence o que somar mais pontos (na soma, cada carta vale 10 pontos e, depois, acrescenta-se o valor de cada carta conforme o regulamento).

A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

  • Por a mão no queixo significa Reis (K)
  • Por a mão na orelha significa Dama (Q)
  • Quando fazer dois dedos é porque tem o Dois.
  • A carta Ás na mão ou recolhida do montinho é sinalizada com o dedo mindinho.
  • Traçar um J da base da orelha ao queixo significa Valete (J)

Mão e Pé No Truco, existem dois conceitos sobre o jogador que começa a rodada e quem é o último. O mão (em castelhano: mano), é o que joga primeiro, e o pé (em castelhano: pie), é o último a jogar.

Seis - É um pedido de “aumento da aposta” que pode ser feito quando um jogador é desafiado com o pedido de Truco. Neste caso, a partida que inicialmente valia um ponto e foi trucada, passando a valer 3, passará a valer 6, caso o adversário aceite. Se o adversário não aceitar o pedido, o desafiador ganha 3 pontos.

O ato de "cortar", é permitido apenas 3 vezes, mas se preferir, o jogador poderá "cerrar" o baralho uma vez e "cortar" uma vez. Antes de passar o baralho ao adversário que irá iniciar a distribuição das cartas, é permitido olhar a última carta do maço, não sendo permitido mostrar ao parceiro.

ZAP, GATO OU ZORRO – É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus (também chamado de 7 de paus). Copas, Copeta ou Copilha – É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas (também chamado de 7 de copas).