Quanto tempo um brasileiro pode ficar na Itália?

Perguntado por: rdamasio5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Esses 90 dias podem ou não ser consecutivos, estando dentro de um espaço temporal de 180 dias, contados a partir da data da sua primeira entrada.

Se você deseja permanecer na Europa por mais de 90 dias, uma opção seria intercalar sua viagem entre países do Schengen e outros que não fazem parte desse acordo e não seguem as mesmas regras dos países do ETIAS. Dessa maneira, você poderia ficar legalmente na Europa sem ter que pedir um visto.

90 dias

Em 2023, o visto de turismo para a Itália não é obrigatório para os cidadãos brasileiros que permaneçam no país por até 90 dias. Neste período, o turista brasileiro pode circular livremente pelo país, inscrevendo-se inclusive em cursos de curta duração abertos para estrangeiros.

Entenda os 90 dias sem visto. Para entender a questão dos 90 dias sem a necessidade de visto para a imigração na Itália, eles são válidos dentro de um período de 180 dias. Ou seja, brasileiros podem viajar ao país sem necessidade de visto e ficar 90 dias a cada semestre.

Primeiramente, se você não tiver a cidadania europeia, para morar na Itália será necessário um visto de residência, seja de estudo, aposentadoria, trabalho ou investimento. Porém, esse processo para viver na Itália costuma ser mais burocrático e trabalhoso, pois é necessário comprovar o motivo da solicitação do visto.

Brasileiros deverão dar entrada no ETIAS para Itália para entrar no país como turista. O ETIAS consiste em uma autorização de viagem. Portanto, leve este fator em consideração ao planejar a sua mudança!

É importante ressaltar que ninguém pode trabalhar na Itália com visto de turista. A legislação italiana não prevê nenhum tipo de visto de turista, uma vez que os visitantes podem permanecer no país por até 90 dias sem nenhum visto.

Vistos para trabalhar na Itália
Para poder trabalhar, é indispensável solicitar o visto para Itália estando no Brasil. Não se esqueça: depois que você já estiver se estabelecido na Itália, é obrigatório tirar o Permesso di soggiorno, que nada mais é do que uma permissão de estadia no país.

A solicitação da cidadania italiana no Brasil é a mais em conta. Porém, o tempo de espera pode ser de 10 até 15 anos. Pois há um grande número de solicitações. Levando em consideração os gastos com a documentação, assim como a taxa de 300 euros cobrada pelos consulados, o valor final é de aproximadamente R$ 5 mil.

Documentos para morar na Itália

  1. Passaporte válido;
  2. Formulário de solicitação de Visto/Permesso di soggiorno;
  3. Comprovante de renda;
  4. Seguro-saúde;
  5. Inscrição na faculdade italiana ou no curso desejado (caso você queira pedir o Visto de estudante);
  6. Comprovante de residência italiana (para o Permesso di soggiorno).