Quanto tempo o FGTS fica retido depois do saque-aniversário?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

três meses

O valor do saque-aniversário fica disponível do primeiro dia útil do mês de aniversário do contribuinte e permanece na conta do FGTS por três meses, conforme visto no calendário.

3 meses

O valor fica disponível para retirada por 3 meses. O saque-aniversário opõe-se à modalidade original de saque do FGTS, que é o saque-rescisão.

Para quem ainda não tem valor liberado:

  1. Acesse o App FGTS;
  2. No menu inferior, clique em "Meus saques";
  3. Em seguida, escolha a opção "Aposentadoria";
  4. Leia as condições apresentadas e clique em "Solicitar Saque FGTS";
  5. Cadastre uma conta para recebimento;
  6. Envie os documentos pedidos.

Assim, em outras palavras, o que a Caixa Econômica Federal quer dizer é que, enquanto a modalidade do FGTS estiver programada para saque-aniversário e durante os próximos dois anos após o pedido de mudança dessa modalidade, o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral do FGTS após ser demitido.

Se não for movimentado após os três meses, o saldo volta à sua conta do FGTS e só será disponibilizado novamente no mês de aniversário do ano seguinte.

Como saber se tenho saldo na conta inativa do FGTS? É possível fazer essa consulta de saldo acessando o extrato por meio do site da Caixa Econômica Federal, aplicativo, pelo extrato impresso que chega via Correios ou pessoalmente em uma de suas agências.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

O saldo bloqueado FGTS indica que o valor na conta do seu fundo de garantia está indisponível. Dessa forma, você fica sem poder sacar ou transferir qualquer quantia.

Quem optou pelo Saque-Aniversário, mas ainda não contratou a antecipação e deseja retornar ao saque-rescisão, poderá fazê-lo a qualquer momento. Porém, a alteração só será efetivada no 1º dia do 25º mês da solicitação, conforme as condições preestabelecidas pelo FGTS.

É necessário comprovar o pagamento das parcelas em atraso. Logo depois, fazer requerimento no processo para que o juiz responsável reconheça a quitação e determine o desbloqueio.

A multa rescisória só aparecerá em determinados casos, sendo comum que não seja vista no extrato do FGTS. Para casos de demissão com justa causa ou mesmo um pedido de demissão, a multa não será paga e, com isso, não aparecerá no seu extrato. Veja também: Rescisão contrato de trabalho: quanto e quando vou receber?

Assim que o contrato é efetivado, a quantia fica bloqueada para o pagamento do empréstimo. Quem faz a antecipação do Saque-Aniversário só pode voltar atrás e fazer o cancelamento depois que o adiantamento estiver totalmente quitado.