Quanto tempo ficam as flores da orquídea?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Mas, você sabia que, diferente do que muitos pensam, quando sabemos como cuidar de orquídeas, elas não são apenas um presente “descartável”, e podem durar por muitos anos? Embora permaneçam floridas por, em média, entre 60 a 90 dias, orquídeas bem cuidadas costumam viver por bastante tempo.

Durante todo o período em que ela estiver dormindo, o único cuidado é diminuir um pouquinho as regas e a adubação, para evitar doencas e o ataque de pragas. A orquídea nos avisa quando "acordou": isso acontece quando começam a surgir raízes e brotos novos, época em que devemos retomar as regas e a adubação regular.

As orquídeas são conhecidas por florescerem apenas uma única vez ao longo ano e, geralmente, na mesma época. Existem, porém, alguns gêneros que podem florescer até quatro vezes em doze meses.

Algumas tem o tempo de floração bem curto, apenas um dia e outras que chegam a durar mais de 4 meses.

A época da floração está terminada
Portanto, esta é uma causa perfeitamente natural: as flores de orquídeas geralmente murcham no outono. Por isso, neste caso, não há nada a fazer, pois a orquídea com flores murchas está a cumprir o seu ciclo natural, e não precisará cuidar das orquideas depois que as flores caem.

Isso ocorre porque, com o clima mais ameno, as hastes crescem e geram flores neste período (embora haja variações)! Assim, é muito comum que o mês de novembro seja o período em que a maiorias das orquídeas devem murchar: as Phalaenopsis voltam ao período de hibernação.

Em que época uma orquídea dará flores? Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

Uma determinada espécie de orquídea, será regada pouco se estiver plantada no musgo, mas deverá ser regada com uma frequência maior se estiver plantada em vaso com casca de pinus e poderá ser regada todos os dias, ou até várias vezes ao dia se estiver sem nenhum substrato ou plantada na madeira.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

Algumas sortudas poderão passar dos três meses, caso o ambiente esteja propício e os nutrientes tenham ótima qualidade! Vale lembrar que as Phalaenopsis podem florir de uma a três vezes por ano, dependendo de diversos fatores, diferentemente de outras espécies de orquídeas, que florescem com menos frequência.

Se for por até 20 dias, no máximo, é possível regar as orquídeas na noite anterior à viagem e deixar para regar novamente ao voltar. Afinal, apesar de indicarmos a rega semanal, o fato é que as orquídeas são plantas resistentes e aguentam ficar todo esse tempo sem rega de vez em quando.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:

  1. Forneça luz suficiente.
  2. Orquídeas precisam de muita luz indireta, pois elas precisam de luz para gerar energia suficiente para gerar novas flores. ...
  3. Adube suas orquídeas. ...
  4. Prefira deixar fora de casa. ...
  5. Regue sua orquídea moderadamente.

Não desista ainda! Sua plantinha pode ser salva com algumas dicas

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

As orquídeas em vaso plástico, normalmente, ficam em lugares cobertos, mas caso permaneçam em local de tempo aberto, Paulo recomenda usar mais brita ou isopor para não reter muita água. Em seguida, como base de plantio, é importante utilizar um fundo de pedra britada, casca de pinus ou macadâmia com carvão.

Regá-las uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Enquanto o substrato estiver úmido, não precisa regar. Você sabia que as orquídeas não morrem depois que as flores acabam? A maioria das orquídeas têm um período de dormência que pode durar semanas ou meses.