Quanto tempo dura a Síndrome de Burnout?

Perguntado por: ifogaca9 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso. Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, mudanças nos hábitos e estilos de vida.

Os 12 estágios da Síndrome de Burnout
Junto ao também psicanalista Gail North, chegou a uma lista de 12 estágios pelos quais as pessoas podem passar antes de chegar ao esgotamento profissional.

Sequelas da Síndrome de Burnout
Essa doença pode desencadear outros problemas emocionais para uma pessoa que tem propensão para determinados quadros. Exemplos de doenças clínicas que podem resultar de um quadro pós burnout são os transtornos de ansiedade e a depressão.

Cansaço excessivo
O cansaço físico e mental é um dos sintomas mais comuns do esgotamento emocional. Com a Síndrome de Burnout, o paciente sente como se não tivesse energia para nada.

Junto à terapia, é precisa melhorar a qualidade de vida:

  1. Praticar atividades físicas.
  2. Dormir bem.
  3. Comer bem.
  4. Manter hobbies.
  5. Manter contato com a família e amigos.
  6. Fazer exercícios de relaxamento.

transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho, tendo como agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional o Ritmo de trabalho penoso (CID10 Z56. 3) e Outras dificuldades físicas e mentais relacionadas com o trabalho (CID10 Z56. 6).

Assim, se você é portador da síndrome, deve apresentar seu atestado médico à empresa. Assim, poderá faltar ao trabalho para realizar seu tratamento. Contudo, o afastamento para tratar a Síndrome de Burnout exige um tratamento mais prolongado. Às vezes, esse tratamento pode durar vários meses.

As sete profissões, apontadas por especialistas, que mais são diagnósticas com a síndrome são:

  • Professores;
  • Advogados;
  • Jornalistas;
  • Bombeiros;
  • Policiais;
  • Agentes penitenciários;
  • e bancários.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade.

Normalmente, o tratamento pode envolver medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos. No entanto, indicamos o uso de uma alternativa natural, como o Zembrin®️, um ativo botânico com fórmula inovadora e clinicamente comprovada, que veremos mais adiante.

Alguns dos medicamentos mais comuns indicados para tratar sintomas como esses de Burnout são a Fluoxetina e a Sertralina.

Restaurar o equilíbrio após o burnout, requer paz e reflexão para fazer as escolhas necessárias. Isso geralmente significa que as coisas precisam mudar. É isso mesmo, às vezes é possível se recuperar sozinho com a ajuda de familiares ou amigos, mas na maioria das vezes você vai precisar da ajuda de um profissional.

Em regra, o diagnóstico da Síndrome de Burnout deve ser feito após uma análise clínica feita por um profissional médico. Percebeu que coloquei um profissional médico? Pois é, o diagnóstico da síndrome de Burnout, o atestado e o laudo NÃO precisam ser feitos por um especialista em doenças ocupacionais.

Os sinais de que você pode estar encarando este problema em sua rotina costumam surgir a partir de sintomas característicos como insônia, confusão mental (lapsos de memória), sensação que as coisas estão fora do controle, excesso de trabalho, dores de cabeça constantes, perda do senso de comunidade e baixa autoestima.

Estresse refere-se a um esgotamento pessoal que interfere na vida do individuo, mas não necessariamente na relação com o trabalho. Burnout é uma síndrome que envolve atitudes e condutas negativas com os usuários, clientes, organização e trabalho.

Como eu posso lidar?

  1. A primeira coisa é: não julgue. ...
  2. Não deduza a causa do problema. ...
  3. Ofereça seu tempo para escutá-lo. ...
  4. Se você sabe que alguém está enfrentando um processo de Burnout, reporte institucionalmente dentro do seu trabalho.