Quanto tempo demora para perder o número do celular TIM?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Passados mais 30 dias — 90 dias após o vencimento dos créditos — sem recarga, o número é cancelado; a TIM também recomenda que o usuário coloque créditos antes do prazo limite.

Após o período de 180 dias, o número ainda poderá ser reativado. Mas se passar desse prazo, o número de telefone ficará disponível para um novo usuário (não sendo possível recuperá-lo).

Se você tentou usar sua linha e a ligação não completou, por exemplo, pode ser que seu chip TIM tenha sido cancelado. Nesse caso, o primeiro passo é descobrir se isso de fato aconteceu e qual foi o motivo que levou ao cancelamento do número. Para isso você pode ligar para os números 1056 ou *144.

Você também consegue reativar a linha ligando de um telefone fixo para 1056. Você pode ainda ir até uma loja TIM.

Como recuperar um número com chip da TIM
O procedimento deve ser feito pelo titular da linha, e a operadora cobrará uma taxa de R$ 10 a R$ 20 pelo novo chip de celular, seja físico ou eSIM.

Com mais 30 dias sem colocar créditos, o número é cancelado definitivamente. Por isso, independentemente da operadora, o ideal é realizar recargas antes do prazo limite para evitar qualquer tipo de problema.

Para bloquear o Chip entre em contato com Central de Atendimento; O aparelho será bloqueado em até 24 horas. Atenção: para sua própria segurança, registre um Boletim de Ocorrência sobre a perda/roubo/furto do aparelho.

Nesta segunda-feira (6), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou uma ferramenta para que os consumidores possam ver se existem linhas pré-pagas ativas cadastradas em seus CPFs. Trata-se do Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, que pode ser acessado por meio do endereço https://cadastropre.com.br.

Portal da Anatel
O nome do portal é Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas. Esse portal vai permitir que você veja, além do status do chip, ou seja, se ele está ativo ou não, bem como vai permitir que você veja se há cadastros indevidos em seu número de CPF.

Primeiramente, tente fazer uma ligação. Já que você tem receio de que o número foi cancelado, em tese está sem créditos, por isso, faça uma chamada a cobrar. Após realizar a chamada, peça para alguém te ligar ou te mandar um SMS e, caso não chegar, significará que o número provavelmente está bloqueado.

Basta o cliente adquirir uma nova linha pré-pago no varejo, ativar a linha e entrar em contato com o atendimento 1052, para fazer a associação dos números e reativar o número antigo no novo chip. Importante ressaltar que a linha nova e a antiga devem ter a mesma titularidade", diz o comunicado.