Quanto tempo a pipoca demora para estourar?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Para 1 xícara de milho, costumo usar umas 4 colheres de sopa de óleo. Em fogo alto, ela estoura em pouco mais de 2 minutos.

O processo de estouro começa quando fornecemos calor ao grão e a temperatura da umidade em seu interior é elevada. Ao atingir em torno de 185ºC, a umidade começa a sofrer ebulição, transformando-se em vapor.

Hidrate os milhos — é, isso mesmo! Em um recipiente, coloque o milho e despeje uma quantidade suficiente de água para deixá-los de molho por 10 minutos. "E por que isso, TudoGostoso?" Porque o milho só estoura se elas estiverem bem hidratados. Dessa forma, você garante que todos os milhos estourem uniformemente!

Espere cerca de 30 segundos fora da chama e volte o utensílio ao fogo baixo, chacoalhando a panela com a tampa fechada para que todos os milhos estourem. Assim que o intervalo entre os estouros diminuir, é hora de desligar o fogo e parar de mexer a panela. Deixe para abri-la apenas quando ouvir o último estouro.

Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca. Isso ocorre em razão de fissuras na casca que permitem a saída do vapor ou por conta de uma quantidade insuficiente de água no interior do grão. Os milhos que não se transformam em pipoca recebem o nome de piruá.

Um pacote de pipoca "normal" de micro ondas tem 100 g. o pequeno 50 g. Qual a quantidade para fazer um saco de pipocas individual? A minha experiencia mostrou que 25 g dá até para dividir entre duas pessoas. Pesei 25 g de milho em uma balança digital e a quantidade equivale a meia chicara de cafezinho.

O segredo da pipoca é o corante vermelho para dar a cor, o leite de coco dá aquele aroma e sabor que só pipoca comprada tem e a água dá brilho.

Modo de preparo
Depois de derretida, acrescente o milho, sem parar de misturar. Depois que começar a estourar, tampe e misture de 30 em 30 segundos. Depois de estourada, vire em um recipiente, acrescente o sal e misture. Depois é só se divertir e comer bastante.

Encher um terço de uma jarra de pipoca com piruás. Adicionar uma colher de sopa de água. Tampe a jarra e dê uma boa sacudida até que o milho absorva toda a umidade.

Por ser rica em polifenóis - antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular - a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).

Pipoca: para enviar pipoca na lancheira, faça a pipoca normalmente e espere esfriar bem. Depois de frias, coloque em um saco ou pote bem fechados. Assim elas vão ficar crocantes por muito tempo.

Não se sabe quem foi o responsável pela origem da pipoca, mas tudo indica que os povos americanos teriam sido os pioneiros em integrá-la na alimentação. Tão popular quanto o próprio cinema, a pipoca é um alimento apreciado por várias pessoas ao redor do mundo.

A água serve para não deixar que o açúcar queime e para que o caramelo fique muito bem distribuído por todo o milho que vai se tornar uma pipoca doce caramelada. As receitas de pipoca doce caramelada levam basicamente milho, óleo, açúcar e água no modo de preparo.

Sim, vários outros grãos estouram quando em altas temperaturas. Sagu, sorgo, quinoa, arroz selvagem, amaranto e trigo-mourisco são alguns exemplos – mas spoiler: nenhum se transforma em uma pipoca tão suculenta como o milho.

A solução. Reduzir seu lixo não é tão difícil assim! Você pode fazer pipoca de panela, que é muito mais saudável e gera menos lixo. Cada saquinho de 500g de milho para pipoca rende por volta de 5 panelas ou 5 sacos de microondas.