Quanto é a insalubridade para auxiliar de serviços gerais?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 11 de julho de 2023
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A exposição dos trabalhadores dos serviços gerais de limpeza pode ensejar a exposição ao grau máximo da insalubridade, o que significa que o trabalhador deve receber pelo menos 40% (quarenta) por cento, por mês, do valor do salário mínimo, o que, em 2022, significa um acréscimo de R$484,80 (quatrocentos e oitenta e ...

Segundo a regulação prevista em lei, cada um dos três níveis de insalubridade seguem os respectivos percentuais equivalentes: 10% para atividades com grau de risco mínimo. 20% para atividades com grau de risco médio. 40% para atividades com grau de risco máximo.

Nesse sentido, cabe adicional de insalubridade ao salário dos trabalhadores que estão continuamente expostos aos mais diversos riscos a sua saúde. Esse adicional varia de acordo com a agressividade do agente nocivo, sendo 10%, para o grau mínimo, 20% para o grau médio e 40% para grau máximo (art.

Esses profissionais têm direitos como qualquer trabalhador, como salário mínimo, 13º salário, férias, vale-transporte, horas extras, FGTS, entre outros.

Empregado que limpa banheiros de uso coletivo com grande circulação de pessoas faz jus ao adicional de insalubridade em grau máximo.

Periculosidade e Insalubridade: Forma de cálculo
Já no caso das atividades que envolvem certa periculosidade, não existem graus. Então, quando se constata a periculosidade em determinada atividade, o trabalhador deve receber um adicional de 30% em seu salário.

193 da CLT, o trabalho realizado em ambientes periculosos assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Isso significa que eles recebem um adicional de 40% sobre o salário mínimo. Com o salário mínimo de 2023 sendo R$ 1.320,00, o valor do adicional de insalubridade seria de R$ 528,00 (40% de R$ 1.320,00).

O auxiliar de limpeza é responsável, especificamente, pela limpeza e manutenção de ambientes, enquanto o profissional de serviços gerais pode desempenhar diversas atividades, incluindo a limpeza, controle de estoque, recepção, manutenção predial, entre outras.

Produtos de limpeza de uso doméstico, como saponáceos, detergentes, água sanitária e desinfetantes, contêm concentração reduzida desses agentes . A decisão foi unânime.

️ De acordo com os Tribunais, o auxiliar de limpeza têm direito à aposentadoria especial, uma vez que estão expostos a condições de risco pela presença de agentes biológicos nocivos à saúde. Nesse caso, comprovada a exposição é possível aposentar-se com 25 anos de tempo de contribuição e 60 anos de idade.

44 horas semanais

Em geral, quem trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais possui ensino médio completo e trabalha 44 horas semanais.

O auxiliar de serviços gerais se encaixa no regime da CLT e, por isso, tem a maioria de seus direitos resguardados pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Lista de profissões consideradas insalubres pelo INSS

  • 15 anos de anos de atividade especial. Perfurador de rochas em cavernas. Carregador de rochas. Choqueiro. Cavouqueiro. ...
  • 20 anos de atividade especial. Moldador de chumbo. Fabricante de tinta. Extrator de fósforo branco. ...
  • 25 anos de atividade especial. Bombeiro. Dentista. Cirurgião.