Que elementos definem a ditadura?

Perguntado por: oresende3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
3.9 / 5 4 votos

Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita.

O que é uma ditadura militar:
Ditadura militar é uma forma de governo cujos poderes políticos são controlados por militares. O significado de ditadura se refere a qualquer regime de governo em que todos os poderes estão sob autoridade de um indivíduo ou de um grupo.

Características de uma ditadura
Ditaduras costumam ser bastante centralizadoras. O poder fica extremamente concentrado nas mãos da pessoa ou grupo que governa o Estado, com pouca ou nenhuma abertura para o debate político. Os espaços de comunicação e deliberação costumam ser fortemente regulados ou suprimidos.

A democracia é um sistema político baseado na participação de todos os cidadãos, onde o poder do governo parte da liberdade e vontade popular. Já a ditadura é compreendida como o oposto da democracia, nela, os direitos políticos são suspensos ou restritos e o poder se concentra nas mãos de um indivíduo, ou grupo.

O primeiro requisito para que uma ditadura se desenvolva é a conivência das massas, que pode tanto ser ativa quanto a completa passividade perante os absurdos.

Basicamente, existem dois tipos de ditaduras comuns hoje: as militares e as socialistas. As ditaduras militares ocorrem quando as forças militares tomam o poder, normalmente com o uso de seu próprio arsenal bélico.

Os principais motivos do golpe foram econômicos. Um presidente cujas propostas ameaçavam privilégios de classe precisava ser detido pela elite. Foi o que aconteceu. A partir de então, instalou-se um regime que muitos historiadores chamam de complexo burguês-militar.

Democracia e ditadura são dois tipos de regimes de governo. Esses regimes possuem características opostas: na democracia o poder de decisão é do povo e na ditadura as decisões são impostas pelo governo autoritário.

Ditador era o título de um antigo soberano magistrado apontado pelo senado romano, da República de Roma, para governar o estado em tempo de emergências., e cujo poder acabava com a resolução da causa que lhe dera o ser, ou quando muito durava seis meses.

Características da democracia
Livre acesso à informação; Transparência e publicidade no trato da coisa pública; Sistema institucional de freios e contrapesos ao exercício do poder; Equidade na representação de grupos minoritários nas esferas públicas de decisão.

Uma teoria sustenta que a democracia exige três princípios fundamentais: 1) a soberania reside nos níveis mais baixos de autoridade; 2) igualdade política e 3) normas sociais pelas quais os indivíduos e as instituições só consideram aceitáveis atos que refletem os dois primeiros princípios citados.

Principais características do regime militar no Brasil:Cassação de direitos políticos de opositores ao regime; - Repressão aos movimentos sociais e manifestações políticas de oposição; - Censura aos meios de comunicação; - Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos, etc.)

Uma ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo autoritário onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não, e também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante.