Quanto a Globo pagou para transmitir a Copa do Mundo?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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Acordo vigente até 2022 custava US$ 90 milhões por ano e assegurava exclusividade da Copa do Mundo na TV aberta e por assinatura.

Copa do Mundo deixou Globo no prejuízo
A Globo até conseguiu lucrar com a Copa no Brasil, em 2014, e tinha boas perspectivas de futuro. Foram acordados US$ 90 milhões por ano, cerca de R$ 468 milhões anuais, quase R$ 1,9 bilhão a cada 4 anos. Porém, os valores foram fechados antes da pandemia de covid-19.

A emissora paga um valor superior a R$ 400 milhões por ano até 2022. Com a nova negociação, essa quantia pode ultrapassar R$ 600 milhões por ano caso sejam atingidas determinadas metas. Nesta sexta-feira, a CBF e a Globo anunciaram a renovação do contrato da Copa do Brasil de 2023 a 2026.

Finalmente, e especificamente, enquanto as emissoras pagam US$ 100-200 milhões pela Copa do Mundo Masculina, elas oferecem apenas US$ 1-10 milhões para a Copa do Mundo Feminina.

A Globo e a Amazon são parceiras na negociação dos direitos de transmissão da competição até 2026. Com a distribuição de jogos feita dessa forma, a emissora impulsionou o número de usuários nos seus canais por assinatura e na plataforma de streaming da empresa norte-americana.

Graças ao seu trabalho competente e bem-sucedido na cobertura da Copa do Mundo no YouTube, está em alta. Porém, agora o assunto é outro: vazou quanto é faturado durante as suas transmissões do evento em Catar. Somente nos últimos 28 dias, foi arrecadada a quantia de R$ 830 mil, e o torneio ainda demorará para terminar.

Globo aumenta cotas no Brasileirão e pode faturar R$ 2,5 bilhões com futebol.

Para transmitir a competição nacional até 2026, a Globo deve desembolsar cerca de R$ 600 milhões por ano caso metas sejam atingidas.

No ano passado, a conta que a Globo paga ao time rubro-negro já tinha subido para R$ 144 milhões. O Corinthians também tem um valor garantido, mas menor que o Flamengo. Em valores de 2019, o Timão contava com receita fixa de pelo menos R$ 80 milhões. Agora esse valor já chegou a R$ 110 mi.

A Globo deve desembolsar até R$ 2,4 bilhões pelas quatro temporadas do torneio e a Amazon deve pagar boa parte deste valor.

Não é só na folha de pagamento das atletas do futebol que há uma diferença “astronômica” nos valores pagos entre os times masculinos e femininos. Anunciar na Globo durante a transmissão oficial dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino deste ano custará, no máximo, R$ 1,5 milhão para os patrocinadores.

Uma análise capitaneada por Omar Chaudhuri, chefe de inteligência de futebol da 21st Club – consultoria inglesa que trabalha com estudos estatísticos no futebol – chegou à conclusão de que cada gol marcado numa Copa do Mundo aumenta em 15% o valor de um jogador no mercado de transferências.

Na medida em que a competição avança, os valores de cada cartão aumentam. Na final, os amarelos valem US$ 2 mil (quase R$ 10 mil), e as expulsões, US$ 4 mil (quase R$ 20 mil).

A previsão é que a Fifa fature US$ 2 bilhões (R$ 10,4 bilhões) com os direitos de transmissão da Copa do Mundo do Qatar.

Canal aberto — Globo; Canal por assinatura — SporTV, da rede Globo; Plataformas de streaming — Fifa+ e Globoplay, exigem que o usuário faça um cadastro no site; YouTube — no canal CazéTV apresentado pelo streamer Casimiro Miguel, que transmitirá um jogo por dia e deve comentar os destaques do torneio.