Quantas vezes se pode doar a medula óssea?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

Posso doar mais de uma vez? Sim. Você pode ser convidado a uma nova doação para o mesmo paciente ou para algum outro que seja compatível com você. A quantidade de medula óssea doada é rapidamente resposta pelo organismo de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-tronco.

As células se renovam, aproximadamente, a cada 30 dias e o organismo fica totalmente recuperado. Assim, é possível doar medula óssea mais de uma vez e não há um limite máximo de doação.

Quais são os riscos para os doadores de medula óssea? Na doação por punção da medula óssea, o doador costuma relatar dor no local da punção (quadril) que tende a desaparecer em alguns dias. A maioria dos doadores consegue retornar às suas atividades habituais após uma semana.

– Diabetes bem controlada, seja por dieta ou medicamento, será permitido o cadastro. – Nos casos de diabetes em que é necessário o uso de insulina ou outra medicação injetável para tratar a própria doença ou doenças renais, cardíacas, do nervo ou dos olhos (relacionadas com a Diabetes), o cadastro não será permitido.

A pandemia impactou os bancos de sangue e de medula, postergando a doação de muitas pessoas. Outro fator fundamental é que um doador de medula óssea consegue ajudar no tratamento de mais de 80 doenças, como: leucemias, linfomas, mielomas múltiplos, alguns tipos de anemia, doenças imunes e diversas síndromes.

DOAÇÃO VIA CIRURGIA (PUNÇÃO): o doador é anestesiado em centro cirúrgico e geralmente fica internado por 24 horas, para observação. O procedimento é indolor e dura cerca de 01 hora. Funciona assim: após anestesia, punções são feitas nos ossos da bacia, permitindo que 500 a 700 mL de medula óssea sejam extraídos.

“Agora, o cadastro continua ativo até 60 anos, mas o doador só pode se cadastrar até os 35 anos”, afirmou. Estudos recentes mostram que, quanto mais jovem é o doador, melhor o resultado do transplante para o paciente, promovendo aumento na sobrevida, além de menores taxas de complicações e óbitos.

O procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é seguro, contudo, podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns, e anemia, relacionada ao volume retirado, mas que em geral é leve e de fácil controle.

15 dias

O tempo de recuperação ocorre em torno de 15 dias. Aférese: Método em que o doador faz uso de uma medicação por cinco dias, com o objetivo de aumentar a produção de células-tronco circulantes no seu sangue.

Estima-se que a chance de se encontrar um doador compatível seja de 1 em 100 de doadores aparentados e 1 em 100 mil não aparentados. necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.

Inscrição gratuita em concurso público não está condicionada à efetiva doação de medula óssea.

O Ministério da Saúde divulgou uma nova idade limite para o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. Conforme Portaria MS-SAES 685 de 16 de junho de 2021, agora os doadores devem ter entre 18 e 35 anos; antes era de 18 a 55 anos.