Quantas vezes por dia é normal ter contrações de treinamento?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

As contrações de treinamento são irregulares, ou seja, não acontecem em intervalos regulares. Uma boa forma de verificar é marcar o tempo das contrações. As contrações de treinamento são fracas e não ficam mais fortes ou, se começam fortes, vão ficando mais fracas.

São as chamadas contrações de treinamento, que embora possam ser incômodas, são inofensivas. Mas, atenção! Se sentir mais de três ou quatro contrações em uma hora ou se estiver perdendo líquido ou secreção vaginal diferente do normal, converse com seu médico.

A quantidade de contrações de treinamento pode variar significativamente consoante o estágio da gravidez e fatores individuais. Em geral, ocorrem poucas vezes ao dia, mas podem se tornar mais frequentes no terceiro trimestre e são habitualmente irregulares e imprevisíveis.

Conforme o bebê vai ficando maior, mais forte e mais ativo, você não terá mais dúvidas quando ele estiver se mexendo e começará a sentir os “chutes”, que são movimentos bruscos que distendem a parede do útero. A partir da 25. ª semana, outras pessoas podem conseguir sentir os movimentos também.

Em geral, as contrações de treinamento não são motivos de preocupação, já que são consideradas processos naturais do corpo da mulher em preparação ao parto. Contudo, existem algumas situações que podem indicar que você não está tendo uma contração de treinamento comum e que deve procurar ajuda médica.

Como o próprio nome já diz, elas são como um treino do corpo para o parto. A especialista explica que a sensação é de endurecimento da barriga: ela fica totalmente dura, mas depois relaxa. Apesar de parecer algo alarmante, ela afirma que é algo normal e que não significa que o bebê vai nascer prematuramente.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).

Por volta do 3º trimestre, a grávida já está com a barriga redondinha e toda durinha e começa a sentir as primeiras contrações, que são apenas contrações de treinamento, cientificamente conhecidas como contrações de Braxton-Hicks.