Quantas pessoas da mesma família pode receber o BPC?
Mas você sabia que duas pessoas da mesma família podem ser beneficiárias do BPC/LOAS? Este é um ponto que pode passar despercebido para muitas famílias que estão em condições de receber o benefício.
Quantas pessoas da mesma família tem direito ao BPC
Pode haver um LOAS e uma aposentadoria na mesma família? Sim, é possível ter um membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou LOAS e outro membro recebendo aposentadoria ao mesmo tempo, desde que o valor da aposentadoria não ultrapasse o valor de um salário mínimo.
É possível duas pessoas da mesma família ter acesso ao BPC
De cara vamos responder a pergunta mais feita em relação ao LOAS/BPC. E vejam o seguinte: duas ou mais pessoas do mesmo grupo familiar podem receber o LOAS/BPC. É possível, sim, ter mais de um Benefício de Prestação Continuada no mesmo grupo familiar.
Quem faz parte do grupo familiar para fins de BPC
Grupo familiar do BPC
Para o BPC, considera-se família: o requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.
Quem recebe BPC pode ter bens em seu nome
Sim! Isso porque não existe nenhuma lei que impeça quem recebe BPC de ter bens em seu nome.
Pode ter 3 BPC na mesma família
É sim possível ter mais de um Benefício de Prestação Continuada no mesmo grupo familiar. Isso porque não entrará mais para o cálculo os benefícios de até um salário-mínimo pago pelo INSS – Lei 8.742/1993.
O que não entra na renda per capita
Mas afinal, o que não entra na conta para o cálculo do BPC/LOAS?
- bolsa de estágio.
- bolsa como aprendiz.
- BPC de outro integrante da família.
- aposentadoria de até um salário-mínimo de outro membro da família.
- e benefícios ou auxílios temporários.
Quem faz parte do grupo familiar para o Loas
Como analisado acima, o grupo familiar é composto por: pais, filhos e enteados solteiros, menor sob tutela, irmãos solteiros, madrasta, padrasto, cônjuge ou companheiro(a), desde que vivam sob o mesmo teto. Assim, devem ser excluídos outros parentes do cômputo do grupo familiar para fins de renda per capita.
Qual é o valor do BPC em 2023
R$ 1.320,00
Dessa forma, o reajuste sofrido pelo piso nacional acaba afetando o BPC. A partir de agora, em 2023, o valor do benefício seguirá o mínimo, passando também para R$ 1.320,00. Além do BPC, outros benefícios pagos pelo INSS também passam por ajustes.
Quem recebe o BPC pode ter Pix
Quem recebe o BPC pode ter Pix? Sim, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) pode utilizar o Pix, já que o Pix é apenas uma forma de transferência eletrônica de dinheiro entre contas, disponível para todos os correntistas ou titulares de contas poupança das instituições participantes.
Quem se enquadra no grupo familiar
Entende-se como grupo familiar o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do chefe do grupo familiar salvo, se for o caso, o próprio candidato, relacionadas pelos seguintes graus de parentesco (considerados a partir do candidato): Mãe, Madrasta, Pai, Padastro, Cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), Irmão/ ...
Quem recebe BPC tem que ir no CRAS
Nos casos em que o BPC for suspenso por falta de atualização no cadastro, o segurado deve primeiramente atualizar seus dados CRAS.
Quanto tempo a pessoa recebe o BPC
Quanto tempo dura o benefício do BPC? Como mencionamos anteriormente, o BPC não é permanente, pois depende das condições e necessidades do segurado. O benefício é reavaliado a cada dois anos para analisar se deve ser renovado ou cancelado – mais um motivo pelo qual o BPC não deve ser confundido com uma aposentadoria.