Quantas linhas tem que ter um texto dissertativo-argumentativo?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 2 votos

30 linhas

O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa. Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertativo-argumentativa.

Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30. Qualquer texto que não cumpra com esses limites será zerado pelos corretores. O ideal é que seu texto fique com um número de linhas acima de 20. Esse espaço é suficiente para aprofundar suas argumentações e desenvolver bem as ideias.

Sua redação deve ter pelo menos três parágrafos, divididos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa organização é essencial para que seu texto esteja bem encadeado. Além disso, saiba delimitar bem cada uma dessas partes do texto.

O texto dissertativo – ou dissertação – é um tipo de texto, de natureza teórica, que tem o objetivo principal de expor um tema. De forma geral, um bom texto dissertativo compreende uma exposição minuciosa sobre o tema. Por isso, é fundamental que a pessoa autora demostre ter conhecimentos amplos sobre o assunto.

Para isso, escreva 2 parágrafos argumentativos com cerca de 8 linhas cada - lembre-se que seu texto deve ser argumentativo, logo um argumento apenas torna seu texto fraco.

Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um. É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização.

Desenvolvimento do 1º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 1º argumento; 3. Desenvolvimento do 2º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 2º argumento; 4.

No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto…”. O quarto parágrafo trabalha a exemplificação, que torna o texto muito mais rico e interessante.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A construção de um bom texto dissertativo-argumentativo segue a seguinte ordem de importância:

  1. Domínio da gramática.
  2. Conhecimento sobre o tema.
  3. Compreensão de ideias sobre o tema.
  4. Exposição das ideias.
  5. Capacidade de síntese.
  6. Posicionamento pessoal.
  7. Desenvolvendo a argumentação.

Para fazer uma redação nota 1000 no Enem é necessário escrever um texto coeso e coerente na forma dissertativa-argumentativa, que busque atender às demandas que as competências exigem e ao mesmo tempo encontrar uma solução viável e efetiva para a problemática apontada dentro do tema proposto.

A não ser que você seja o novo José Saramago, a maior parte dos seus parágrafos terá no mínimo 4 e no máximo 6 linhas. A regra é: uma ideia, um parágrafo. Se você escrever apenas 3 linhas, provavelmente sua ideia não estará completa.

Linhas: Respeite o número mínimo, bem como o máximo de linhas estipulado pela banca. Em uma redação de 20 a 30 linhas, o ideal é que se redija acima de 25 linhas, sem ultrapassar a marca de 30 linhas.

Você deve escrever o seu texto em no máximo 30 linhas e no mínimo 8, para não ser eliminado. Porém, é praticamente impossível passar por todas as etapas do texto dissertativo-argumentativo com uma redação tão pequena! Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem.