Quantas cilindradas tem uma motoneta?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Já as motonetas, também conhecidas como CUB, podem ser consideradas o meio termo entre os scooters e as motocicletas. Em sua maioria são equipadas com motores de baixa cilindradas, entre 100 cm³ e 125 cm³, visando a economia de combustível.

A partir de 350 cilindradas — essas são consideradas as motos esportivas, indicadas para motociclistas que já possuem experiência e buscam motos mais potentes. Esses modelos não são recomendados para deslocamentos do dia a dia, pois possuem manutenção cara e o consumo de combustível também é mais alto.

50 cm³

De acordo com a resolução do Contran nº 842, um ciclomotor é todo veículo de duas ou três rodas que possua: motor de combustão interna, com cilindrada máxima de 50 cm³; motor de propulsão elétrica (motos elétricas) com potência máxima de 4 kW, velocidade máxima de fabricação que não ultrapasse 50 km/h.

Motoneta: são os veículos automotores de duas rodas, dirigidos em posição sentada; Ciclomotor: é o veículo de duas ou três rodas, com motor de combustão interna, cuja cilindrada não exceda a cinquenta cm³ e a velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta km/h.

Já as motos, possuem apenas duas rodas, e seu motor possui mais de 50 cilindradas, e sua velocidade vai além dos 45 km dos ciclomotores. Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário. Clique aqui para cotar seu seguro.

Cilindrada é a capacidade de ar e de combustível que cabe no cilindro, um recipiente que fica dentro do motor. Percebeu a semelhança entre os nomes? Ou seja, estamos falando do volume dessa mistura que o cilindro é capaz de armazenar em seu interior.

As cinquentinhas são popularmente conhecidas assim devido ao fato de terem motores de 50 cilindradas (cc).

Conforme ressalta a resolução, só necessitam de habilitação e registro os condutores de ciclomotores, como as scooters ou "cinquentinhas", e de motocicletas. Condutores de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes não precisam de qualquer tipo de documentação.

Outro motivo que fez com que as cinquentinhas ficassem tão populares foi que elas não precisavam de habilitação. Mas isso mudou. Segundo a resolução 789 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, para conduzir as 50cc, ou qualquer tipo de ciclomotor, é necessário que o condutor tenha sim habilitação.

Motos que não precisam de CNH em 2024 e andam muito bem

  • Motos que não precisam de CNH: linhas da Shineray. 1.1 1. Jet 50.
  • Motos da Honda e Yamaha para 2024.
  • Motos da Honda e Yamaha para 2024. 3.1 2. Jet 50 2x. ...
  • Outras motos que não precisam de CNH: 4.1 1. Dafra Zig.
  • Motos de 500 cilindradas.
  • Motos de 500 cilindradas.

E como já destacado, para conduzir estes veículos é necessária a emissão de autorização para conduzir ciclomotores (ACC) ou carteira nacional de habilitação (CNH), na categoria A.

A motoneta, independente da cilindrada, é conduzida de uma forma que o condutor, pilote sentado (com as duas pernas para a frente). Já a motocicleta, o condutor pilota montado (uma perna para cada lado). Já os ciclomotores, segundo o CTB, são os veículos de duas rodas que tem motor quatro tempos, de até 50 cm³.

A categoria A, categoria de moto de duas ou três rodas, segundo o projeto de lei, será dividida em três subcategorias: A1 para motos de até 300 cilindradas; A2 para motos de até 700 cilindradas; e A3 para todas as motos, independentemente da cilindrada.